Outra obra anunciada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que aliviaria o pesado trânsito no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, por onde trafegam cerca de 130 mil veículos a cada dia, está engavetada desde 2001, quando o projeto de engenharia foi elaborado. Com 68 quilômetros de extensão, o Anel Viário do Contorno Norte, chamado de Rodoanel, começará na BR-381, próximo a Ravena, distrito de Sabará, seguindo até a outra ponta da rodovia, na altura do viaduto da Krupp, em Betim, passando por outros seis municípios da região metropolitana: Contagem, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Santa Luzia e Sabará.

Orçada em R$ 783,4 milhões, a proposta do Rodoanel é desviar parte do tráfego do Anel Rodoviário. A estimativa do Dnit é que pelo menos 4,5 mil veículos passariam a usar diariamente o novo traçado, que terá pista dupla, sendo 55% desse volume formado por caminhões. Pelo cronograma do órgão federal, o projeto executivo deveria ter ficado pronto no primeiro trimestre de 2008, quando começariam as obras, previstas para ser concluídas até o fim deste ano. No entanto, segundo o Dnit, a previsão é de que o edital de licitação para contratação da empresa que fará o projeto seja publicado apenas no mês que vem.

Em julho de 2007, o Ministério dos Transportes informou que havia assegurado os recursos para o Rodoanel, quando foram anunciados R$ 2,05 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, para intervenções em rodovias de Minas. A outra parte seria usada na duplicação dos 310 quilômetros da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, chamada de Rodovia da Morte, por causa da grande quantidade de óbitos decorrentes de acidentes. Essa obra também ainda não saiu do papel.

Desvio

O projeto de engenharia do Rodoanel foi elaborado em 2001 pela Contécnica Consultoria, como parte do programa de modernização e ampliação da capacidade da BR-381, na ligação entre São Paulo, BH e Governador Valadares. O objetivo principal é permitir que o tráfego das BRs 381, 262 e 040, além do proveniente de outros estados, deixe de usar a Região Metropolitana de Belo Horizonte como corredor.

Outro benefício do Rodoanel será a integração com o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, que ficará a apenas 15 quilômetros de distância da nova rodovia. Cerca de 95% da área em que passará o novo contorno é formada por propriedades rurais, o que não trará dificuldades de desapropriação. Mesmo assim, a obra não tem perspectiva de engrenar.