A concessionária RodoNorte iniciou a sequência dos trabalhos de duplicação do trecho da Rodovia do Café, entre Apucarana e Califórnia. Com a estrutura principal do viaduto de saída de Apucarana já finalizada, a nova fase da duplicação inclui agora os trabalhos ao longo do trecho, em paralelo à rodovia.

Serão duas frentes neste segmento de 11 quilômetros. A primeira delas está localizada na saída de Apucarana, enquanto a outra será da região do Aeroporto Capitão João Busse até Califórnia. Várias máquinas e trabalhadores já estão posicionados nos novos pontos da duplicação, tendo já iniciada a limpeza do terreno e a terraplenagem entre os quilômetros 243 e 247 – especialmente na saída do Contorno Sul, início da duplicação. Um novo canteiro para estruturar os trabalhos foi finalizado, em frente ao 30º BIMEC.

Para esta frente, serão utilizadas 70 máquinas, com 200 pessoas trabalhando, com uma previsão de 18 meses de trabalho até o término deste trecho da duplicação. Em paralelo a esta nova fase das obras do Trecho 26 da duplicação de toda a Rodovia do Café, segue em aprovação o projeto para a região da Vila Reis, onde está em estudo o ponto de acesso ao Aeroporto, com retorno em desnível.
Todo o projeto de Duplicação, entre Apucarana e Ponta Grossa, foi dividido em 26 trechos de obras, em um total de 231 quilômetros da BR 376. O Trecho 01, na saída de Ponta Grossa, com 11 quilômetros, já foi finalizado e entregue, em julho deste ano. O Trecho 02, na sequência, está em andamento, com previsão de entrega para o final deste ano. Já o segmento entre Apucarana e Califórnia equivale ao Trecho 26 do projeto de Duplicação, com investimentos totais estimados em aproximadamente R$ 1 bilhão.

A segmentação e priorização dos trechos e cronogramas é definida pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em parceria com a concessionária CCR RodoNorte, levando em conta especialmente os itens segurança viária e fluidez do tráfego.

REGIÃO
Obras possibilitam novas saídas
Com a estrutura do viaduto de saída da Avenida Minas Gerais para a BR 376 já pronta, resta neste ponto a construção dos aterros para entrada e saída, previstos no projeto da duplicação, além da pavimentação asfáltica da obra de arte. Após estas etapas concluídas, será possível utilizar o viaduto para sair da cidade, diretamente para o novo trecho duplicado, sentido Sul (Califórnia).