DER vai instalar equipamento para monitorar a velocidade dos condutores na rodovia próximo ao Parque Colina Verde
Para obrigar os motoristas a reduzirem a velocidade, o trecho urbano da rodovia Cezário José de Castilho (SP-321), como é denominada a Bauru-Iacanga, ganhará um radar nas proximidades do Parque Colina Verde, no quilômetro 345. A instalação da lombada eletrônica está em fase de finalização e deve entrar em operação a partir do próximo mês, de maneira experimental, por um prazo de 30 dias, para convencer os motoristas a não ultrapassar o limite de 60 quilômetros por hora no trecho.
De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ainda não está definido quando começa a aplicação de multas (autuações). A assessoria acrescenta que a fase experimental visa avaliar como os motorista reagem ao monitoramento da velocidade.
O trecho urbano da rodovia Bauru-Iacanga é conhecido pelo grande número de acidentes. Matéria do JC em maio último destacou que a estrada produziu, em 40 dias, quatro mortes em acidentes. Chamou a atenção do Policiamento Rodoviário a média de uma vítima fatal a cada 10 dias na rodovia. Uma das causas, segundo a polícia, seria a imprudência de condutores que arriscam ultrapassagens na pista simples.
Para aumentar a segurança, o DER havia iniciado um estudo que apontou a necessidade da implantação da lombada eletrônica no quilômetro 345. Conforme matéria do JC de 11 de abril último, a projeção era de implantar quatro lombadas eletrônicas: duas próximo ao trevo do Colina Verde e as outras duas no acesso à Vila São Paulo.
A rodovia
Nos três quilômetros de trecho urbano em Bauru, circulam pela estrada diariamente cerca de 10 mil veículos justamente onde há pontos propícios a acidentes, principalmente, porque motoristas se arriscam ao manobrar em locais proibidos. Os pontos críticos são os acessos para a Quinta da Bela Olinda, Parque Colina Verde, Jardim Pagani, Núcleo Nova Bauru, Jardim Ivone e Vila São Paulo, que ficam nas margens da rodovia.
No local, existe apenas um trevo de acesso para a Vila São Paulo e Quinta da Bela Olinda e outro para o Colina Verde.
Em janeiro, o DER iniciou uma série de intervenções para ampliar a segurança de motoristas e pedestres que transitam pela via. O órgão adotou tachões – obstáculos que medem aproximadamente 25 centímetros de comprimento e 5 centímetros de altura – ao longo da faixa central da rodovia – para dificultar as ultrapassagens e aumentar a segurança.
O acostamento do trevo da Vila São Paulo foi alargado e pavimentado. A sinalização no local e no trevo que dá acesso ao Colina Verde também recebeu melhorias.