Dnit dá a ordem de início das obras em São Leopoldo e Esteio. Santa Maria também receberá recursos

O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) assina hoje a ordem de início das obras de duas passarelas localizadas na BR 116, uma em São Leopoldo e outra em Esteio, além de uma rótula de acesso ao município de Ivoti. O ato contará com as presenças do diretor de Infra-Estrutura Terrestre do Dnit, Hideraldo Caron, e do superintendente regional, Marcos Ledermann. A previsão é de que as obras estejam concluídas em oito meses.

A construção da passarela do bairro São João Batista, em São Leopoldo, era uma antiga reivindicação da comunidade. O perigo da travessia a pé das quatro pistas da BR 116 é a principal justificativa dos moradores.

Em Esteio, a construção da passarela vai proporcionar o acesso de pedestres que circulam entre a Vila Pedreira e o bairro Novo Esteio. A travessia será de 208 metros, incluindo as rampas.
Caron e Ledermann vão a Santa Maria, onde assinam a ordem de início para a construção de dois acessos ao município. No mesmo dia, serão liberados recursos para a construção da BR 158, que liga Santa Maria a Rosário do Sul. A estimativa é que os trabalhos estejam concluídos até o final do próximo ano, num investimento que deverá chegar a R$ 29,5 milhões , contabilizou o superintendente regional.

Até agora, o governo federal liberou mais de R$ 10 milhões para a obra, que totaliza 130 quilômetros. Segundo Ledermann, esses empreendimentos irão proporcionar o escoamento da produção agrícola, bem como a melhoria do fluxo do trânsito pelo RS.

O Dnit determinará amanhã também a ordem de reinício da BR 470, entre Lagoa Vermelha e Barracão. As obras estavam paralisadas devido a problemas com o Tribunal de Contas da União (TCU). Os trabalhos envolvem pavimentação e terraplanagem. O tribunal havia encontrado indícios de irregularidades nas obras.