Na próxima quarta-feira (23) será lançado em Matupá (704 km ao norte de Cuiabá) o início das obras de pavimentação asfáltica dos primeiros 60 km da MT 322, antiga BR 080, que corta diagonalmente Mato Grosso – ligando o Norte do Estado ao Noroeste, passando pela Reserva Nacional do Xingu – e poderá representar importante redução de tempo e espaço para escoamento agrícola e de produtos da região, além de interligar estrategicamente Mato Grosso, com os estados do Pará, Tocantins e Goiás, possibilitando futuro acesso ao Porto de Itaqui em São Luiz no Maranhão.

O lançamento acontecerá as 15h30 nas dependências do Centro de Ensino Superior (antigo Hotel Matupá) localizado no trevo de acesso a rodovia BR 163. O evento acontecerá durante as inaugurações e lançamentos alusivos aos 22 anos de emancipação político administrativo de Matupá e contará com a presença do governador, Silval Barbosa, além de autoridades federais, estaduais e municipais.

A obra será realizada numa parceria entre a Associação MT 322 – formada por moradores e produtores rurais que moram ao longo do trajeto da rodovia nos municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo e Marcelândia – e governo do Estado. O valor para os 60 km licitados está orçado em quase R$ 40 milhões e será executado pela construtora Redram, segundo informou o prefeito de Matupá, Fernando Zafonato.

O prefeito explica que esse é o primeiro de três lotes da etapa do projeto que inclui 240 km de rodovia até o Rio Xingú. Ele conta ainda que os outros dois lotes também já estão coma as licitações encaminhadas e em processo de licenciamento ambiental.

A outra etapa do projeto já está iniciada no município de Vila Rica, na região do Alto Araguaia, próximo a divisa com o Pará, e interligará a MT 322 com as BR-158 242, que cortam Mato Grosso no sentido Sul/Norte, formando o corredor que levará futuramente ao Porto de Itaqui em um trajeto de cerca de 1500 km, de Matupá até São Luiz.

“Quando concluída essa será uma obra tão importante quanto a 163”, ressalta Zafonato. Ele destaca que MT 322, que está em processo de federalização, vai trazer muitos benefícios sociais e econômicos em seu percurso. “Toda uma região muito rica de nosso estado [Alto Araguaia] que está isolada vai se integrar logisticamente, o que permitirá além do escoamento da safra ao Porto de Itaqui a possibilidade de receber a produção pecuária daquela região que tem muito potencial no setor”, avalia o prefeito.

A obra já possui uma importante parte de sua estrutura pronta. As pontes sobre o Rio Peixotinho I, Grota do Padre e Peixotinho II, construídas pelo governo estadual, custaram cerca de R$ 10 milhões em investimentos e irá facilitar a elaboração do projeto de pavimentação. De acordo com o prefeito de Matupá outra ação que facilitará a pavimentação é a legalização fundiária da Gleba Jarinã, que será adquirida por produtores e todo o dinheiro do processo de legalização será investido pelo governo na execução da obra. “O governador nos garantiu isso”, afirma o prefeito.