Até o início de fevereiro, a primeira camada do Concreto Compactado a Rolo (CCR) da pavimentação do trecho paraibano da duplicação da BR-101 deve ser colocada sobre a rodovia. Neste primeiro momento, serão pavimentados os trechos onde a terraplanagem já está pronta, cerca de 26 quilômetros, o que equivale a mais da metade do lote 5, sob a responsabilidade do 1º Grupamento de Engenharia. Todo o concreto que será utilizado nesta pavimentação está sendo produzido por uma indústria montada no destacamento do Conde, onde também está a máquina pavimentadora, que será utilizada na fase final do projeto.

De acordo com o relações públicas do Grupamento, Major Manoel Valentim, as obras seguem dentro do cronograma e estão em várias etapas, de acordo com as possibilidades de cada trecho. Um dos maiores entraves para a continuidade do trabalho, no entanto, começou a ser resolvido este mês, com a liberação do pagamento da desapropriação de 15 famílias que moravam em áreas que estavam dentro do perímetro do projeto na Paraíba. Elas moram em Mata Redonda, município de Alhandra, e com o recurso já estão adquirindo suas novas casas.

Ao todo, nos três estados envolvidos no processo de duplicação (além da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco também estão com lotes da obra), são mais de 400 famílias que precisarão deixar suas casas para que a duplicação possa ter continuidade. A expectativa, no entanto, é que ao longo deste ano todas elas sejam indenizadas. “A maioria mora em casa de taipa e condições precárias e com a desapropriação, terão acesso a moradias melhores”, avalia a chefe do Núcleo Social do Centro de Excelência em Engenharia de Transporte (Contran), Ilka Cristina Nascimento da Silva, que está acompanhando o trabalho de desapropriação.

A obra, que vai do Rio Grande do Norte até Pernambuco, está dividida em oito lotes, sendo que três deles estão sendo construídos pelo exército e os demais estão sendo licitados para serem executados por empresas privadas. Dentro da Paraíba, são três lotes e o trecho que está sob a responsabilidade do Exército é de quase 55 quilômetros, sendo 12 deles de recapeamento de pistas já duplicadas na saída de João Pessoa, na direção sul. O trecho de trabalho vai desde a entrada da PB 025, que dá acesso a Lucena, até a divisa com Pernambuco.

O projeto completo está orçado em R$ 178,7 milhões, sendo que já foram liberados R$ 93,8 milhões em duas parcelas, que estão sendo acessadas pelo Grupamento de acordo com o andamento das obras. O orçamento inclui o recapeamento da pista antiga, que só será iniciado depois que a duplicação estiver pronta e que o fluxo de veículos puder acontecer pela pista nova.