A rodovia Régis Bittencourt (BR-116), principal ligação entre São Paulo e Curitiba, será duplicada até o início de 2012. Esse é o prazo previsto no contrato de licitação para as obras nos 30,5 quilômetros da Serra do Cafezal, entre Juquitiba e Miracatu, o principal gargalo da estrada. Na quinta-feira, os motoristas perderam até duas horas para percorrer o trecho. O congestionamento chegou a 21 quilômetros às 13h.

O prefeito de Miracatu, Miyoji Kaio (PSDB), acredita que a duplicação do trecho de serra vai reduzir os congestionamentos. A obra será custeada pelos pedágios. A concessionária OHL, vencedora da licitação realizada na última terça-feira, vai instalar seis praças de pedágio ao longo dos 401,6 quilômetros de São Paulo a Curitiba. Cinco postos ficarão no trecho paulista. O primeiro será instalado no km 296, em São Lourenço da Serra. Os demais, nos km 366 (fim da Serra do Cafezal), 427, próximo da ponte sobre o Rio Ribeira, 485, em Cajati, e 542, em Barra do Turvo. O pedágio paranaense será no km 56, próximo da Represa do Capivari.

Os motoristas vão pagar R$ 1,364 em cada praça. O contrato admite revisão no valor, caso a nova pista seja construída fora do eixo da pista atual. Essa opção é recomendada pelos técnicos, mas esbarra em forte oposição dos ambientalistas. A serra é coberta pela Mata Atlântica e o afastamento do eixo criaria uma “ilha” entre as duas pistas, aumentando o impacto ambiental.