Durante muitos e muitos anos, a Rodovia SC-303 se constituiu na única ligação asfáltica entre os municípios de Capinzal e Ouro com o resto do País. Foi e continua sendo uma das mais importantes via de acesso ao Baixo Vale do Rio do Peixe. Por esta rodovia, durante muitos anos, empresas como a Perdigão Agroindustrial de Capinzal escoaram toda a sua produção para o País e também para os portos que levavam os produtos aqui industrializados para outros países do mundo. Foi e continua sendo muito importante.

Entretanto, pela ação do tempo e até pelo excesso do volume de carga transportado, a base da rodovia foi se desgastando chegando a um ponto que a sua trafegabilidade chegou a ficar comprometida. Operações tapa-buraco foram realizadas em diversas oportunidades, mas mostravam-se insuficientes dado ao estado de degradação da mesma.

Os empresários, comerciantes e, principalmente, os transportadores cobravam das autoridades governamentais uma ação que não fosse apenas paliativa mas sim definitiva. Ao longo dos anos, dezenas de acidentes foram registrados, muitos ocasionados pelo péssimo estado de conservação. A recuperação do trecho entre Joaçaba e Ouro foi alencado como prioridade em diversas reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional.

Diante dessas cobranças e consciente da necessidade de obras urgentes, a Secretaria de Desenvolvimento Regional buscou recursos junto ao Governo do Estado para a realização de obras de revitalização da SC-303.

Isto efetivamente aconteceu e em fevereiro de 2005 foram iniciados os trabalhos com previsão para conclusão em setembro de 2006. Ao longo deste período uma série de problemas foram registrados com diversas paralisações dos trabalhos. A empreiteira que havia vencido a concorrência, a DM Engenharia alegava que não estava recebendo pela obra. Em contrapartida, o Governo afirmava que o pagamento vinha sendo executado de acordo com o cronograma executado.

A DM Engenharia abandonou os trabalhos e em seu lugar assumiu a Setep Engenharia. A partir daquele momento a situação mudou e as obras começaram a andar em um ritmo acelerado, estando hoje praticamente todo o trabalho concluído.

MODERNIDADE

Motoristas que trafegam pela SC-303 no trecho Ouro/Joaçaba não tem dúvidas em afirmar que esta se transformou numa das rodovias mais modernas do País. O sistema de sinalização horizontal implantado permite a visualização da pista com qualquer tempo. A implantação de guard-rail em diversos pontos oferece segurança aos motoristas. Para o Diretor Geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional Mauro Mauricio da Silva, o principal não é aquilo que é visível para os condutores, mas sim os trabalhos que foram executados na drenagem de todo o trecho o que permite o escoamento das águas pluviais, evitando a danificação da rodovia.

Mauro Mauricio informou também que a Ponte Irineu Bornhausen deverá receber uma nova camada de asfalto. Destacou também o empenho do Secretário de Desenvolvimento Regional Jorge Dresch para a concretização destes trabalhos.

OURO

O Prefeito de Ouro José Camilo Pastore está se empenhando no sentido de aproveitar a presença da empreiteira com maquinas e equipamentos pesados para que seja executada uma recuperação completa no asfalto da Rua Felipe Schimidt.