O primeiro pedágio do Rodovia Viva será realizado nesta sexta-feira, das 16h às 19h, em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Linhares. O Projeto consiste num pool inédito, sustentado por uma rede de parceiros públicos e privados do ES. O objetivo é reduzir em 25% os acidentes na BR-101 – Norte.
A Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) amplia em 25% o efetivo ao longo do trecho da BR-101 Norte, entre João Neiva e Pedro Canário, trecho mais violento da malha rodoviária federal, alvo da campanha do Projeto Rodovia Viva . O número de oficiais passou de 48 para 60, entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro, período quando será desenvolvida a ação educativa, de acordo com o chefe do Núcleo de Comunicação da PRF no Estado, Fabiano Moreno.
O Projeto Rodovia Viva consiste num pool inédito no País, formado pelo Detran-ES, Polícia Rodoviária Federal, Dnit, organizações não-governamentais e empresas. O objetivo desta iniciativa de conscientização dos motoristas, que conta com uma campanha na mídia eletrônica no Norte do Estado, placas e outdoors, espalhados ao longo da estrada e envolvimento de 25 postos de combustíveis, é reduzir em 25% o número de acidentes na estrada, considerada a mais violenta da malha rodoviária federal, que corta o Espírito Santo.
O primeiro ‘pedágio’ começa nesta sexta-feira, dia 19-01, no Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Linhares. O superintendente da PRF, Saint` Clair Soares, participará da blitz amanhã.
Principal infração
O reforço da equipe de fiscalização, de acordo com Fabiano Moreno, visa a despertar maior atenção dos motoristas nas estradas. Mais de 90% dos acidentes têm a imprudência dos condutores como a principal causa dos registros.
O inspetor Fabiano Moreno também chamou a atenção dos motoristas para uma característica daquele trecho da BR-101 Norte. Trata-se do grande fluxo de caminhões longos e os poucos pontos de ultrapassagens na estrada. “As ultrapassagens em locais proibidos são as infrações no trânsito que causam acidentes de maior gravidade naquela região. O condutor deve saber que ao decidir ultrapassar duas carretas, com 25 metros de extensão cada, está tomando a decisão de ultrapassar uma fila equivalente a nove carros de passeios juntos. Portanto, neste caso, é imprescindível estar consciente para garantir a segurança no trânsito”, disse Moreno.
Os ‘pedágios’ são ações de mobilização, com cunho educativo, que envolverão a abordagem dos motoristas dos carros de passeio apenas pelos oficiais da Polícia Rodoviária Federal. Será feita a inspeção dos veículos, entregues brindes por promotoras.
A campanha surge num momento em que o tráfego na BR-101 Norte cresce em torno de 30%, em função do período das férias do verão. Este ano, em decorrência do ‘apagão’ do sistema aéreo de passageiros, muitos turistas decidiram viajar em carros de passeios ou ônibus.
O Projeto Rodovia Viva fortalece o trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que se aliou ao Departamento Estadual de Trânsito no Espírito Santo (Detran-ES), com know how e experiências bem-sucedidas na área de educação e segurança, como os projetos Madrugada Viva, Praia Viva e Montanha Viva.
Com isso, o Detran passará a ampliar seu raio de atuação numa parceria inovadora celebrada no País com a PRF, o DNIT, ongs, como a Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (Fetransportes) e empresas privadas.
Dessa forma, o trecho crítico da BR -101 Norte e alvo da campanha Rodovia Viva foi integrado temporariamente à malha rodoviária estadual. Com isso, o Detran redesenhou sua atuação dentro de um novo circuito rodoviário com o objetivo de salvar vidas, por meio de um trabalho de conscientização.
Os parceiros do Projeto Rodovia Viva são: o Detran-ES, a Polícia Rodoviária Federal, o DNIT-ES, a Fetransportes, a Ong empresarial Espírito Santo em Ação, a Vix Transporte e Logística, a Viação Águia Branca, a Aracruz Celulose, a Petrobras, a Suzano Papel e Celulose, as transportadoras Gafor e Júlio Simões, a Superintendência Estadual de Comunicação Social e o Instituto Rodrigo Marcheschi.
Área
200 km de Rodovia, na área compreendida entre os municípios de João Neiva e Pedro Canário.
Por envolver grupo de mídia, com veículos de comunicação de massa, e pelo fato de parte do público-alvo da campanha estar em trânsito, a abrangência da campanha não se restringirá apenas ao trecho contemplado.
Estima-se atingir um total aproximado de 60 mil pessoas diretamente (abordagens e palestras) e 800 mil indiretamente (por meio da disseminação de informações na mídia espontânea e contratada).
Pontos considerados críticos: João Neiva, Aracruz, Linhares, Sooretama, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário.
Custo dos acidentes
Baseia-se nos valores obtidos pela pesquisa de custo de acidentes de trânsito, concluída e publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que detectou custo de R$ 90.000,00 por acidente de trânsito com feridos e de R$ 421.000,00 com mortos, perfazendo assim um total de R$ 186,183 milhões gastos com assistência médica e previdenciária; perda de produção; danos aos veículos, às rodovias e a terceiros; dentre outros.
Ainda segundo dados estatísticos, a BR 101 Norte é o trecho de acidentes de trânsito com maior número de mortes. De janeiro a outubro de 2006 o número de acidentes de trânsito com mortos cresceu em torno de 60%, o que resultou num aumento de 130% de mortos em relação ao mesmo período em 2005.
Os acidentes de trânsito com feridos cresceram em torno de 15%, aumentando o número de feridos em 31% de 2005 para 2006. Em números, o custo de acidente de trânsito na BR 101 Norte subiu de R$ 27.633.000,00 (2005) para R$ 33.066.000,00 (2006).
* FONTE: Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo