Com o objetivo de reduzir o alto índice de atropelamentos próximos a escolas localizadas à beira de rodovias estaduais, o deputado Wilson Cabral (PSB) apresentou o projeto de lei 282/07, que a Assembléia Legislativa do Rio aprovou, nesta quinta-feira, em segunda discussão. A proposta, que agora seguirá para a apreciação do governador Sérgio Cabral, pretende obrigar o Governo do estado a instalar redutores de velocidade do tipo catadióptrico, dispostos em tripla fileira, nas rodovias estaduais, em áreas próximas aos estabelecimentos de ensino.
O texto especifica ainda que as velocidades máximas permitidas nessas áreas serão de 50 km/h em distância igual ou superior a 300 metros das escolas, e de 40 km/h em distância inferior a 300 metros. O descumprimento seria considerado falta grave e estaria sujeito a penalidades previstas no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio de Janeiro.
— A sinalização tem se mostrado insuficiente como artifício contra estes acidentes em vias de alta velocidade. O projeto pretende unicamente aumentar a proteção de nossas crianças —, resume Cabral.