Equipamentos devem entrar em operação em junho, diz Dnit. Balanças de pesagem também estão desativadas desde setembro.
Os equipamentos eletrônicos que fiscalizam a velocidade nas rodovias federais completaram seis meses fora de operação. A ausência das lombadas eletrônicas em funcionamento representa um perigo para os próprios motoristas e para os pedestres.
Os limites de velocidade nas estradas continuam em local bem visível, mas a luz amarela que pisca nos radares quase não surte mais efeito. Isso porque, em outubro, os contratos com as empresas que operam os radares terminaram. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) foi obrigado a desligar as 331 lombadas eletrônicas em rodovias federais.
No início do ano, a Dnit informou que as máquinas seriam religadas até o fim de março, o que não aconteceu. O Dnit informou que a volta dos radares atrasou por causa das concessões de trechos das rodovias federais. Foi feito um novo edital e, segundo o departamento, os equipamentos devem entrar em operação em junho.
As balanças de pesagem também estão desativadas desde setembro nas rodovias federais. O Dnit informou que foi aberta uma licitação e que as balanças devem voltar a funcionar em abril.