Excesso de velocidade está entre as cinco principais causas de acidentes (sinistros) registrados nas estradas brasileiras
Mais rigor e empenho na fiscalização de veículos nas estradas federais brasileiras. Esse ´e o propósito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante a Operação Semana Santa 2023, que se estende até as 24h deste domingo de Páscoa (9).
Neste ano, ao contrário do que vinha ocorrendo desde 2020, o rigor na fiscalização do limite de velocidade será intensificado. Ao menos, essa é a proposta da PRF. Os policiais devem atuar com radares móveis para flagrar possíveis infratores.
Além disso, a falta do cinto de segurança e a mistura álcool e direção também são alvos da Operação. Condutores que desrespeitarem os limites de velocidade serão, naturalmente, autuados, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Restrição de tráfego para veículos de carga
Por conta da Operação Semana Santa, em determinados horários está proibido o tráfego de veículos e combinações de veículos de carga que necessitem de Autorização Especial de Trânsito ou Autorização Específica, e que excedam as seguintes dimensões:
– Largura superior a 2,60 m;
– Altura acima de 4,40 m;
– Comprimento maior de 19,80 m;
– Peso bruto total combinado acima de 57 toneladas.
Segundo a PRF, a proibição é válida para os trechos de pista simples de 23 estados e do Distrito Federal. Desrespeitar essa determinação é infração de trânsito de natureza média, sujeita a multa. O motorista flagrado desrespeitando a restrição é obrigado a esperar o retorno do tráfego normal. A recomendação da PRF é que, antes de viajar, o motorista confira no link abaixo as restrições.
Tabela de locais e horários de restrição de tráfego
Dicas para viajar em segurança
– Planejar a viagem com antecedência;
– Respeitar os limites de velocidade;
– Manter os faróis acesos;
– Usar e exigir que todos os passageiros usem o cinto de segurança;
– Não usar o aparelho celular ao volante;
– Ultrapassar somente em local permitido;
– Não misturar álcool e direção.
Combate ao crime
Segundo a PRF, as ações de fiscalização e educação para o trânsito desenvolvidas na Operação Semana Santa 2023 não interferem no combate à criminalidade. Os policiais estão atentos na prevenção e repressão de crimes nas rodovias federais – enfrentamento ao tráfico de drogas e armas, à circulação de veículos roubados/furtados, crimes ambientais e outras práticas criminosas.