As rodovias federais que cortam o estado registraram sete mortes em menos de 30 horas. No começo da manhã dessa quinta-feira um motociclista morreu na BR-265, em São João del-Rei, Campo das Vertentes. Na quarta-feira foram seis mortes em cinco acidentes, entre eles o da aluna de pós-graduação em Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Mariele de Oliveira de Andrade, de 29 anos, cujo corpo foi enterrado ontem à tarde no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. Mesmo com a violência no trânsito, a madrugada na capital foi marcada por abusos de motoristas: sete foram detidos por suspeita de embriaguez.

O acidente em São João del-Rei foi às 6h55 de ontem, no trevo da BR-265 com MG-465. O motociclista Carlos Batista de Santana, de 37, morreu depois que sua Yamaha, HDG 4966, foi atingida pelo Fiat Doblô HEA 0876, dirigido por Rogério Rodrigues Missagia, de 48. A morte da estudante Mariele Andrade foi numa batida no km 654 da BR-381, em Santo Antônio do Amparo, Centro-Oeste do estado. O Sandero MSG 8754, dirigido por Giovane Bertolo, de 39, aluno de pós-graduação na Faculdade de Farmácia da UFMG, bateu contra a ambulância placa AQJ 8141. Mariele morreu no local e Giovane e a mulher, Suellem Batista Capettini, de 25, foram socorridos em estado grave. Os dois estão no CTI do Hospital João XXIII em BH. O grupo seguia para Águas de Lindoia (SP), onde apresentaria trabalhos em reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.

Alcoolizados

Uma mulher e seis homens foram levados para o plantão da Delegacia de Trânsito (Detran) entre a noite da quarta-feira e madrugada de ontem, suspeitos de dirigirem sob efeito de bebida alcoólica. Apenas um deles se submeteu ao teste do bafômetro, que deu positivo, e os demais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de teor alcoólico.

O motoqueiro Frederico Guilherme Henrique, de 37, ficou gravemente ferido, ao ser atropelado, em sua moto, na BR-356, logo após o trevo do BH Shopping. O motorista R. G. M., de 36, foi detido a um quilômetro do local do acidente. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro e foi encaminhado para o IML, onde faria exame de teor alcoólico.