CAMPANHA: Concessionárias de rodovias paulistas participam neste mês da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo orientar os homens a fazerem exames preventivos da próstata. Fotomontagem: Aderlei de Souza

De acordo com a Artesp, campanha da Sociedade Brasileira de Urologia tem objetivo de conscientizar o público masculino sobre a doença

As concessionárias de rodovias paulistas iniciaram nesta sexta-feira (1º/11) uma ação de apoio à Campanha “Novembro Azul”, da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP), de acordo com informações da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Segundo a Artesp, o objetivo é conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Na programação durante todo o mês de novembro, serão veiculadas as frases “Previna-se contra o câncer de próstata. Procure um urologista” nos painéis eletrônicos de mensagem das principais rodovias paulistas.​ concedidas.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que a cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata (Datasus 2017) e aproximadamente três milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. A entidade avalia que as ações de conscientização sobre a saúde masculina têm gerado resultados positivos. Os homens estão procurando mais o urologista, segundo a entidade.

De acordo com a SBU, é recomendável que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.