
Motivo seria pressões políticas, uma vez que Tavares teria sido convidado para ser candidato a deputado federal em 2026
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, foi exonerado pelo governador Romeu Zema, nessa quarta-feira (27), após três anos à frente da Autarquia. O motivo seria a pressão política, uma vez que Tavares teria recebido convites para se lançar a candidato a deputado federal em 2026.
Por meio de nota, Romeu Zema agradeceu pelo trabalho realizado à frente da direção em três anos, destacando algumas realizações. “Só tenho a agradecer ao trabalho de excelência realizado pelo Rodrigo à frente do DER. Juntos, conseguimos dar andamento à recuperação de mais de 5 mil quilômetros de rodovias em Minas. Além disso, tiramos do papel algumas intervenções esperadas há mais de 30 anos pelos mineiros, como novos contornos viários, pontes e acessos que estão mudando a realidade da população em todo o estado”, disse.
Segundo Zema, na próxima semana, o atual vice-diretor-geral, Matheus Guimarães Novais, será nomeado novo diretor-geral do DER-MG. “Engenheiro civil e especialista em Gestão de Políticas Públicas, ele tem trajetória voltada para a infraestrutura urbana e rodoviária. Segundo o governo “ele assume com a missão de dar continuidade às políticas públicas de recuperação e modernização da malha rodoviária mineira“, ressaltou Zema.
Desde agosto de 2022
Em 18 de agosto de 2022, Rodrigo Rodrigues Tavares, com então 36 anos, foi designado à diretoria-geral do DER de Minas.
Formado em Direito, Tavares nasceu em Teófilo Otoni (MG) e, entre as várias atividades que exerceu, se destaca a Gerência de Relações Institucionais e Assessor da Presidência da Companhia de Recursos Minerais (CPRM), uma empresa do Governo Federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
Na ocasião, Tavares assumiu a direção-geral do Departamento no lugar de Robson Carlindo Santana Paes Loures.











