A Rota do Sol deve ser finalizada e entregue na segunda quinzena de dezembro. Até lá, desde as seis horas da tarde desta segunda-feira, os motoristas terão que trafegar pela rodovia original. O viaduto da Cascata ainda está em fase de conclusão. As 72 vigas, com cerca de 30 toneladas cada, já foram colocadas. Falta ainda implantar a parte superior, o que representa 20% da obra, mas a expectativa do Daer é que ainda em novembro já seja possível trafegar pelo viaduto. Outra parte que está sendo finalizada é o viaduto da Reversão, no final da variante ambiental.

As encostas estão recebendo, constantemente, reforço, mas em dias de chuva mais forte o trânsito será bloqueado. A Comissão Especial Temporária Pró-Rota do Sol da Câmara de Vereadores vistoriou as obras na manhã desta segunda-feira. Junto à visita, esteve presente o diretor-geral do Daer, Gilberto Cunha. De acordo com ele, o tráfego nos próximos meses ainda vai ser restrito.

De segunda à sexta-feira, os motoristas vão poder transitar pela estrada entre seis da tarde e sete da manhã. Entre as seis da tarde de sábado e sete manhã da segunda-feira, o tráfego é totalmente liberado. No feriado de sete de setembro, o trânsito estará liberado da uma hora da tarde o dia seis até o meio-dia do dia dez. No feriadão de vinte de setembro, a liberação ocorre entre seis da tarde do dia 19 até as sete da manhã do dia 21.