Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 23, o edital que prevê abertura de licitação para a execução de 10,03 quilômetros de terceiras faixas na RSC-287, entre Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. No trecho da Capital Nacional do Chimarrão serão 4,66 quilômetros de faixas adicionais, já no trecho da Terra da Oktoberfest serão mais 5,37 quilômetros em obras. Dos 12 pontos previstos para receberem as terceiras faixas, sete estão localizados no trecho venâncio-airense da rodovia.

O presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, esclarece que os pontos escolhidos para ganharem as terceiras faixas foram identificados como de fluxo intenso e com acostamentos resistentes para a execução das obras. ‘Tínhamos outros locais em análise, mas precisávamos optar por aqueles que oferecem condições para a ampliação e segurança para os usuários’, explica. Nunes salienta ainda que este ‘é o começo da recuperação da rodovia’ e que, se o processo tramitar sem percalços, as terceiras faixas podem ter começo de execução ainda este ano. ‘Nossa previsão inicial é dezembro’, comenta o presidente.

A abertura dos envelopes com as propostas de empresas interessadas em tocar as obras ocorrerá no dia 20 e novembro, na sede da EGR, em Porto Alegre. A previsão de investimento, segundo Nelson Lídio Nunes, é de R$ 6 milhões. ‘Mas é sempre bom deixar claro que obra em rodovia é que nem a obra de reforma na nossa casa: a gente sabe quando começa, mas não sabe quando termina’, relata ele. Até 2023, o planejamento da EGR prevê que o trecho da RSC-287 entre Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul tenha 20 quilômetros de terceiras faixas. ‘Onde houver suporte lateral, vamos melhorar a estrutura’, garante.

MESMA TARIFA

O diretor da estatal garante que não há, no momento, discussão sobre revisão tarifária dos pedágios da RSC-287. As obras, segundo ele, não têm relação com aumento de tarifa, ‘embora saibamos que há uma defasagem causada pela redução de tarifa, determinada no governo anterior, sem qualquer planejamento ou estudo técnico, o que foi, inclusive, apontado pelo Tribunal de Contas do Estado’. Ele destaca ainda os investimentos feitos em quase quatro anos do atual governo, especialmente o viaduto Fritz e Frida, em Santa Cruz do Sul, recuperação de galerias em Candelária e Vera Cruz e manutenção permanente.

CONSCIÊNCIA – O presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, lembra que, ‘quanto melhor a rodovia, mais aumenta a velocidade dos veículos e caminhões’. Nesse sentido, pede que os condutores tenham consciência e tomem todos os cuidados necessários para que a RSC-287 não seja frequente cenário de acidentes com vítimas fatais. ‘Sabemos que 95% dos acidentes ocorrem por imprudência, imperícia e negligência. Só 5% são falhas mecânicas ou episódios de mal súbito, por exemplo. Precisamos ter mais responsabilidade’, afirma.

Ele também pede que caminhoneiros e empresas respeitem o peso máximo das cargas, pois segundo recentes testes feitos pela estatal, alguns caminhões chegam a circular com até 64 toneladas, quando o permitido é 40 toneladas. A EGR, em parceria com o Governo do Estado, pretende implementar ações de fiscalização nas rodovias. Conforme Nunes, técnicos da estatal têm participado de encontros com especialistas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tomarem conhecimento sobre os recursos tecnológicos que podem ser empregados na fiscalização. ‘Temos, por exemplo, intenção de apoiar a iniciativa das balanças dinâmicas, que funcionam com sensores. As balanças estáticas têm custo elevado de manutenção’, conclui.

Onde as obras serão executadas

Sentido Venâncio Aires-Santa Cruz do Sul, à direita

do Km 82,460 até o km 82,740 (280 metros), em Venâncio, próximo ao Motel Strauss
do Km 83,340 até o km 84,300 (960 metros), em Venâncio, próximo ao Restaurante Cabana
do km 85,200 até o km 85,800 (600 metros), em Venâncio, próximo ao Posto Mate Amargo
do km 86,100 até o km 86,740 (640 metros), em Venâncio, próximo do pedágio de Vila Arlindo
do km 89,200 até o km 90,400 (1.200 metros), em Santa Cruz, próximo à ponte do Arroio Pinheiral
do km 95,200 até o km 96,100 (900 metros), em Santa Cruz, próximo à ponte do Arroio Schimidt

Sentido Venâncio Aires-Santa Cruz do Sul, à esquerda

do km 82,180 até o km 82,460 (280 metros), em Venâncio, próximo ao Motel Strauss
do km 84,600 até o km 85,200 (600 metros), em Venâncio, próximo ao acesso de Linha Hansel
do km 87,000 até o km 88,300 (1.300 metros), em Venâncio, próximo à ponte do Taquari Mirim
do km 90,400 até o km 91,700 (1.300 metros), em Santa Cruz, próximo à Madeireira Broilo
do km 93,300 até o km 94,780 (1.480 metros), em Santa Cruz, próximo ao Posto Nevoeiro
do km 103,290 até o km 103,780 (490 metros), em Santa Cruz, próximo ao bairro Renascença

OBRAS NA RSC-453

1 A EGR, em parceria com a Secretaria Estadual dos Transportes, vem avançando na recuperação da RSC-453. Estão sendo investidos mais de R$ 7,6 milhões na rodovia, com recursos da praça de pedágio de Cruzeiro do Sul.

2 Por meio de contrato com a RGS Engenharia, via licitação, a EGR está realizando a restauração da extensão da rodovia entre Lajeado e Venâncio Aires, do quilômetro 0 ao 29. Recentemente, foram realizados os serviços de recapeamento do quilômetro 0 ao 5, micro revestimento do quilômetro 5 ao 10 e fresagem e recapeamento do quilômetro 14 ao 25.

3 No momento, os serviços encontram-se do quilômetro 10 ao 14, onde está sendo feito remendo profundo com aplicação de drenagem, finalizando com recapeamento de asfalto de borracha. Esta tecnologia, de acordo com o presidente da estatal, Nelson Lídio Nunes, é produzida a partir da reciclagem de pneus, apresentando maior durabilidade em comparação com o tradicional, além de oferecer mais segurança, pois aumenta a aderência no momento da frenagem, principalmente em pista molhada.

Fonte: www.folhadomate.com

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