A parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai garantir mais agilidade e eficácia no atendimento aos acidentes em rodovias durante os festejos juninos. A ação conjunta foi iniciada em fevereiro de 2007 e até maio deste ano já prestou 679 atendimentos no Posto de Comando localizado em São Cristóvão.

“O Samu Sergipe está de prontidão com uma equipe de Suporte Básico de Vida (USB) no posto de comando da PRF em São Cristóvão para prestar atendimentos na BR-101 e no acesso à BR-235. Sempre que possível e quando temos o mesmo objetivo, nós fazemos ações em conjunto”, explicou Clóvis França, coordenador médico do Serviço.

Segundo o relatório do Samu 192 Sergipe, as equipes no posto da PRF em São Cristóvão atenderam 40 ocorrências em maio, quando 6.408 pessoas receberam atendimento. Deste total, 2.894 pacientes eram adultos, dos quais 505 com problemas cardiovasculares. Os casos traumáticos corresponderam a 1.645 chamadas e os pediátricos a 1.289, ocupando, respectivamente, a segunda e terceira colocações.

De acordo com a estatística de atendimentos, o Samu realizou 702 remoções para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), 420 para o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória e 401 para o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro.

Trotes

Em maio, o Samu Sergipe registrou uma pequena queda no número de trotes, já que das 26.409 chamadas telefônicas que o serviço recebeu, 13.018 foram trotes, ou seja, 49% do total de ligações. No último mês de abril, 52% das chamadas atendidas eram trotes.

“Apesar da diminuição, o número é muito alto, é quase a metade das chamadas. A população não pode deixar de colaborar, porque cada vez que uma unidade é deslocada indevidamente, corremos o risco de não prestar atendimento a quem realmente precisa”, alertou Clóvis.