A fim de agilizar o atendimento em casos de acidentes mais graves, 13 ambulâncias passarão a ficar em rodovias durante horários de pico

Treze ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) foram colocadas em pontos estratégicos do Distrito Federal, em horário de pico no trânsito, a fim de agilizar o atendimento em casos de acidentes, diminuindo o tempo de deslocamento das unidades móveis. Ambulâncias com hot light (luzes de orientação), rádios e pessoal treinado estão em rodovias como as BRs 020 (Posto Colorado), 040 (que dá acesso aos estados da Região Sudeste) e 060 (que vai para Goiânia), além da EPTG, das 7h às 9h e das 17h às 19h.

O novo atendimento faz parte de um planejamento estratégico implantado pela Secretaria de Saúde do DF. Segundo o diretor Cláudio Ferreira Campos Vieira, foi feito um estudo para definir os pontos. “Escolhemos aqueles com maior concentração e possibilidade de acidentes, além de atendimentos decorrentes de trauma. O objetivo é agilizar nosso atendimento, pois em um acidente severo cada minuto perdido é de extrema importância.”

O novo plano estratégico, que foi implantado neste mês, inclui, ainda, a redistribuição de servidores, o que possibilitou a ampliação da cobertura. Em março, 20 ambulâncias estavam rodando e, neste mês, 30 ambulâncias estão nas ruas – seis USAs (suporte avançado-UTI) e 24 USBs (para suporte básico).

Além dessas, cinco ficam em reserva estratégica e um posto móvel de regulação (que dá suporte às demais ambulâncias), num total de 36 veículos em atividade. Brasília também possui uma unidade de suporte avançado especializada em recém-nascidos, que tem aparelhos específicos para esse grupo.