NOVO COMANDANTE: Italiano, de Milão, cinco décadas de vida e um filho brasileiro. Esse o perfil de Simone Montagna, novo presidente e CEO das Operações Comerciais Brasil, na Scania, que assume em março. Foto: Divulgação/Scania do Brasil

Italiano, Simone Montagna, era responsável pelo mercado russo, e deve assumir em março no lugar de Silvio Munhoz

Italiano, de Milão, cinco décadas de vida e um filho brasileiro. Esse é um breve relato do executivo Simone Montagna, que deve assumir, em março próximo, o posto de presidente e CEO das Operações Comerciais Brasil, na montadora Scania.

A pouco menos de dois anos na Rússia, Montagna – com quase 22 anos de Scania – sucederá a Silvio Munhoz, que deve se tornar conselheiro da unidade comercial brasileira, e já está fazendo o processo de passagem de gestão. O italiano Simone Montagna vai se reportar a Mats Gunnarsson, vice-presidente executivo das Operações Comerciais globais, e que tem base na matriz, na Suécia.

É o maior desafio profissional e pessoal comandar o principal posto da divisão comercial no país. Sou apaixonado por esta terra, tenho um filho brasileiro e profundo respeito pela sua história. Esses quase 10 anos de experiência no Brasil, me proporcionaram conhecer clientes de todas as regiões e entender os seus negócios com profundidade. Será um conhecimento valioso no dia a dia“, comenta Montagna.

Ele diz que o cliente estará sempre em primeiro lugar. “Manter a liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável é outro objetivo prioritário, bem como apresentar à sociedade produtos que, de fato, reduzam as emissões e não sejam aventuras impossíveis de comprovar a viabilidade, revela.”

Compromisso

Segundo o futuro presidente e CEO das Operações Comerciais Brasil, sua principal incumbência é dar continuidade ao processo de evolução que vinha sendo feito. “Temos mais desafios pela frente e de preparar os próximos anos para as novas tecnologias que chegarão. Sabemos que precisamos ofertar soluções que tornem os transportes de cargas e passageiros ainda mais eficientes. Não tenho dúvidas que as recém-lançadas linhas de produtos Proconve P8/Euro 6, e a gama Super, propiciarão o menor custo total da operação que já oferecemos no país“, diz.

Montagna destaca que estará ainda mais focado na parceria com a “nossa competente rede de concessionárias, que vem fazendo um trabalho fantástico de expansão, investimento, treinamento das equipes e atualização e agilidade do atendimento.”

DO FRIO PARA O CALOR: Simone Montagna chega da Rússia, com temperatura gélida, para comandar as operações da Scania no Brasil. Casado, pai de um menino brasileiro e de uma bebê russa, o executivo está pronto para o novo desafio. Foto: Divulgação/Scania do Brasil

Carreira

Simone Montagna nasceu em Milão (Itália), em 1973, e completará 50 anos em março. Estudou Administração de Negócios na Universidade de Pavia. Fez MBA na mesma área pela Universidade de Negócios de Chicago (EUA).

Sua carreira na Scania começou em julho de 2001 como diretor da Scania Serviços Financeiros itália. Permaneceu no cargo até março de 2006 quando foi transferido para a Rússia e assumiu como diretor do mesmo setor.

Em 2009, teve sua primeira experiência no mercado brasileiro como CFO (diretor Financeiro) do Scania Banco. No mês de janeiro de 2016, virou diretor-geral do Scania Banco.

Em julho de 2019, passou a acumular também a função de vice-presidente dos Serviços Financeiros da Scania na América Latina.

A partir de outubro de 2020 teve, até então, a maior oportunidade da carreira ao se tornar o diretor-geral da Scania Rússia. Fala português, inglês, russo e espanhol. Tem dois filhos: um menino brasileiro de 11 anos e uma menina de apenas 1 ano e meio, que nasceu em Moscou.

A experiência de ter trabalhado como presidente do Scania Banco e vice-presidente dos Serviços Financeiros da Scania na América Latina também serão aliados fundamentais na gestão, segundo o executivo. “Essa visão aprofundada e completa do mercado ajudará a entender ainda mais as necessidades dos clientes, as dificuldades, o quanto poderemos evoluir e viabilizar os negócios em parceria. Temos nossas soluções financeiras do Banco, Consórcio, Seguradora e, agora, a Scania Locação. Um leque completo à disposição“, completa.

Agradeço ao Silvio Munhoz pela dedicação e competente gestão à frente das equipes na preparação para os lançamentos das novas linhas de produtos Proconve P8/Euro 6, de caminhões e ônibus, da gama Super e demais soluções, em 2022. Também por aproximar a Scania e a rede de concessionárias dos clientes e passarem juntos pelas consequências da pandemia e da crise global da falta de componentes. Vamos seguir ainda mais próximos dos clientes e inovando o setor, em sinergia.”

Futuro conselheiro

Silvio Munhoz entrou na Scania em 1998 como diretor de Vendas de caminhões para o mercado brasileiro. De 2008 a 2013, foi diretor-geral da Scania no Chile. Durante o ano de 2014 foi responsável por Vendas de Ônibus Urbanos para a região das Américas.

Em janeiro de 2015, se tornou Diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. Em abril de 2018, assumiu a diretoria de vendas de caminhões e ônibus da Scania no Brasil.

Em 2021, a área mudou o nome para Vendas de Soluções, e engloba Soluções de Vendas para Mobilidade (ônibus), para Transporte (caminhões) e de Potência (motores).

CONSELHEIRO: Silvio Munhoz deve se tornar conselheiro da unidade comercial brasileira, e já está fazendo o processo de passagem de gestão. Foto: Divulgação/Scania do Brasil

Em agosto de 2022, foi convidado para ser diretor-geral das operações comerciais. Conta com 36 anos de experiência na indústria automotiva. “Continuarei contribuindo com a operação comercial e nos desafios deste nosso apaixonante mercado nacional. O transporte vem passando por transformações em todas as etapas da gestão, e a Scania está oferecendo suas novas linhas de produtos com as melhores soluções para os clientes“, conclui Silvio Munhoz.