Mais uma vez a Secretaria de Transportes de São Paulo não é transparente quando se trata do número de vítimas de acidentes nas rodovias paulistas. Para tentar valorizar a concessão de rodovias do Estado, que é mantida com o pagamento de pedágio dos usuários,  anuncia a redução de mortes no feriado de Carnaval nas rodovias concedidas mas não informa o número de feridos e acidentes, embora admita que aumentaram em 21% e 15% e respectivamente. No comunicado à imprensa, depois da introdução sobre a redução de mortos, vem toda uma explanação sobre as obras e melhorias da s rodovias concedidas.

A estratégia vem sendo usada com frequência, hora falando em redução de acidentes e vítimas usando critérios e índices no mínimo discutíveis, ora omitindo o número de mortos e feridos e agora, revelando apenas o número que interessa e deixando o percentual para as informações que não interessam. É importante lembrar que do total de feridos, normalmente 20% são feridos graves, dos quais, em média, 20% vem a falecer num prazo de até 30 dias. Portanto, o aumento de feridos indica provável aumento dos mortos.  Além do mais, atribui a redução da gravidade dos acidentes aos investimentos pelas concessionárias, sem enfatizar dois aspectos: 1)Quem paga pelas melhorias são os usuários, com os caros pedágios paulistas 2) A redução da gravidade dos acidentes deve ser atribuída também a renovação da frota de veículos e tecnologias como air bag, abs, etc..

Veja o início do comunicado da Secretaria e tire sua conclusões:

NÚMERO DE MORTES DIMINUI NAS RODOVIAS SOB CONCESSÃO NO CARNAVAL DESTE ANO

São Paulo, 5 de março de 2014 –  As rodovias sob concessão do Estado de São Paulo registraram redução de16% no número de mortes no Carnaval deste ano do que no mesmo feriado do ano passado. No total, foram 16 óbitos contra 19 em 2013. A redução no número de vítimas fatais ocorre mesmo com crescimento na quantidade de acidentes (15%) e feridos (21%), mostrando que a gravidade das ocorrências foi reduzida, o que pode ser atribuído ao aumento de segurança nas rodovias, obtido com investimentos que resultaram em obras de grande porte como duplicações, implantação de faixas adicionais e construção de marginais, entre outras. Com as pistas mais seguras é possível reduzir, ou até mesmo evitar, a gravidade dos acidentes ocasionados por problemas mecânicos ou imprudência dos motoristas.

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