SANTOS: Foi entregue ao tráfego, nesta quarta-feira (20), a obra da segunda fase da remodelação da entrada de Santos (SP), o Binário 2, entre os km 59 e 65 da Via Anchieta (SP-150), dentro do projeto Conexão Porto/Cidade. Foto: Reprodução/Ecovias

De acordo com a concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), serviços do Binário 2 foram finalizados dois meses antes do prazo; investimentos foram de R$ 346,2 milhões

Foi entregue ao tráfego, nesta quarta-feira (20), a obra da segunda fase da remodelação da entrada de Santos (SP), o Binário 2, entre os km 59 e 65 da Via Anchieta (SP-150), dentro do projeto Conexão Porto/Cidade.

De acordo com a concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), com investimentos de R$ 346,2 milhões, o novo complexo contribuirá para a melhora na fluidez do tráfego na zona portuária, o que vai refletir tanto na rotina dos caminhoneiros – que passam pela região diariamente – quanto no ganho de tempo e segurança viária de todos os usuários do trecho. O Volume Diário Médio (VDM) no trecho é de 37 mil veículos.

A obra, iniciada em dezembro de 2021, contempla um novo viaduto, a recuperação total da Avenida Bandeirantes, ampliação da capacidade da ponte sobre o Rio Casqueiro e implantação de duas passarelas de pedestres no km 63.

A partir de agora, o tráfego de entrada e saída de Santos (SP) será apenas pelas pistas centrais, enquanto o fluxo do Porto de Santos se dará pelas pistas laterais e central norte. Com isso, a SP-148, sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foi completamente adequada nesse trecho, para operar apenas em direção à capital paulista, enquanto as vias marginais Sul já foram alteradas na primeira fase da obra e já operam somente no sentido Santos (SP).

Já o novo viaduto (Ramo A) possibilita que os veículos com origem da Zona Noroeste de Santos (SP), vindos da ponte sobre o Rio São Jorge, possam adentrar à Via Anchieta, sentido São Paulo (SP) pela Avenida Bandeirantes, passando sobre a SP-150.

Também está prevista a implantação de um sistema de bombeamento de águas pluviais, por meio de uma estação elevatória, com previsão de entrega para novembro de 2024.

Primeira fase do Sistema Binário

Em setembro de 2020, a concessionária entregou a primeira fase do pacote de obras de reformulação da entrada de Santos (SP).

Com investimentos de R$ 270 milhões, a chegada à cidade foi remodelada entre os km 59 e 65 da Via Anchieta (SP-150). O tráfego de entrada e saída da cidade passou a ocorrer apenas pelas pistas centrais, enquanto o fluxo para o porto passou a ocorrer pela via marginal. A marginal da Anchieta passou a funcionar apenas no sentido litoral, enquanto a SP-148 apenas no sentido capital.

As obras incluíram a construção de três viadutos – nos km 62, 64+560 e 65 -, a implantação de vias locais, para facilitar o acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge, uma ciclovia entre os km 60 e 65 da Anchieta – ligando o Jardim Casqueiro, em Cubatão (SP), à malha cicloviária de Santos (SP) -, e a implantação de duas passarelas, sendo uma no km 62+500 e outra no km 64+350.

Com informações da Ascom da Ecovias