Desde à 0h, usuários pagam tarifa por meio do pórtico instalado no km 110; praça convencional foi desativada
Desde à 0h desta sexta-feira (1º/11), os usuários que trafegam pela Rodovia Carlos Tonanni (SP-333), na região de Jaboticabal (SP), estão efetuando o pagamento da tarifa de pedágio por meio do pórtico do sistema free flow, instalado no k 110, em substituição à praça convencional, que foi desativada.
Trata-se do segundo pórtico de cobrança de tarifa pedágio por meio do sistema pedágio eletrônico (free flow), administrado pela concessionária EcoNoroeste.
Segundo a empresa, esse sistema permite que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade e substitui as praças convencionais, tornando o tráfego mais rápido e eficiente.
Primeiro pórtico
O primeiro pórtico entrou em operação no início de setembro, no km 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis (SP).
Conforme a EcoNoroeste, o novo sistema de cobrança de tarifas é operado por pórticos com câmeras, antenas e sensores, agora denominado ‘pedágio eletrônico’, e irá facilitar a viagem dos usuários, uma vez que não haverá mais a necessidade de parar para efetuar o pagamento.
A implantação faz parte do contrato firmado pela EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que prevê a substituição de todas as praças físicas por pórticos de cobrança, de forma gradual, até o 7º ano da concessão. Mais informações no site da concessionária.