
Foram 13 óbitos, enquanto em 2020 ocorreram quatro. Via é a que mais teve vidas perdidas no território piracicabano no ano passado
O número de mortes no trecho da SP-304, em Piracicaba (SP), em 2021, foi mais que o triplo do registrado em 2020. Foram 13 óbitos no último ano, enquanto em 2020 ocorreram quatro. A alta ocorre após a retirada de radares fixos da estrada, no final de 2020.
Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP). Das 48 mortes em vias da cidade em 2021, 27 ocorreram em rodovias.
Já entre as cinco vias com o maior número de acidentes fatais no período, quatro são rodovias. A única via municipal entre as cinco é a Avenida Roma, no bairro Santa Terezinha, onde mãe e filha morreram após serem atropeladas na calçada por um motorista que tinha consumido bebida alcoólica, em 9 de maio do ano passado.

Os dados da SP-304 se referem tanto ao trecho que vai até Santa Bárbara d’Oeste, onde é denominada Rodovia Luiz de Queiroz e é administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), quanto ao trecho que segue até Águas de São Pedro, onde a via recebe o nome de Rodovia Geraldo de Barros é administrada pela concessionária Eixo SP.
Quatro dos 13 óbitos ocorreram em um trecho de três quilômetros, entre os km 178 e 181. Por outro lado, um mesmo ponto, no km 154, registrou a morte de três pessoas que ocupavam o mesmo veículo, no último dia 10 de novembro.
O acidente envolveu três veículos. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), um caminhão tombou e, na sequência, houve uma sequência de batidas envolvendo uma camionete e uma van.
O que dizem o DER e a Eixo SP
Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que, nesta gestão, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo (SLT) intensificou a realização de operações conjuntas com suas próprias equipes e a Polícia Rodoviária Estadual em todo o estado para coibir excessos dos motoristas, principalmente em relação ao excesso de velocidade.
“Além disso, a SLT tem investido na manutenção de todas as suas rodovias para proporcionar mais segurança aos usuários, mantendo serviços como limpeza e conservação de drenagem, roçada e tapa-buracos”, acrescentou.
O órgão alertou, ainda, que o respeito às leis de trânsito, como dirigir dentro da velocidade determinada na via, é determinante para um trânsito mais seguro. “A imprudência ao volante é o principal fator que gera acidentes”, completou.
A Eixo SP Concessionária de Rodovias informou que investe em pavimento de alta qualidade, sinalização de todo o trecho e ações educativas relacionadas a direção segura. Também conforme a empresa, além do trabalho educativo, outras ações operacionais, de engenharia e de fiscalização estão programadas pela concessionária para este e os próximos anos, seguindo o cronograma do Programa de Redução de Acidentes adotado pela empresa.
“Estão previstos ainda a implantação de radares fixos em áreas urbanas, onde a movimentação de veículos é maior. A finalidade não é punir, mas reduzir a velocidade dos veículos nos trechos urbanos, aumentando, assim, a segurança viária”, acrescentou.
Retirada de radares fixos
Em novembro de 2020, a EPTV, afiliada da TV Globo, mostrou que a SP-304 ficou sem radares fixos de controle de velocidade após o término do contrato com a empresa que realizava o serviço.
À época, o DER informou que já havia lançado um novo edital de licitação, mas não informou quando seria concluído.
Na sexta-feira (21), o DER voltou a informar que a contratação da nova empresa para a instalação dos equipamentos na SP-304 está em fase de licitação, mas novamente sem apontar prazo para finalização do procedimento.
Também conforme o DER, onze radares estão previstos na rodovia, entre os km 126 e 168.
Com informações do G1
Conservação da rodovia de Piracicaba a Santa Maria da Serra está horrível isso a Eixo e DER São omisso