A partir de amanhã os motoristas que trafegam pela avenida Washington Soares terão que se deparar com mais uma alteração no tráfego do local. Neste sábado, serão inaugurados dois semáforos na avenida. Um em frente ao Shopping Salinas e outro em frente ao Centro de Convenções. Ontem à tarde servidores do Departamento de Edificações Rodovias e Transportes (Dert) estiveram no local instalando os equipamentos e pintando faixas de sinalização na via.
De acordo com o coordenador de Trânsito e Transporte do Dert, Régis Tavares, a mudança visa dar uma maior fluidez ao tráfego na avenida, com a redução do número de veículos que circulam pela via. Com as mudanças, os motoristas que vêm de bairros como a Aldeota, Papicu, Dionísio Torres não precisarão mais pegar a avenida Washington Soares para ter acesso à Unifor, ao Shopping Salinas ou ao Centro de Convenções.
Eles poderão chegar a estes locais cruzando a avenida pela rua Firmino Rocha ou avenida Manoel de Sales Andrade. “Nós estamos disponibilizando alternativas para que os motoristas possam cruzar a Washington Soares nos semáforos”, afirmou Régis Tavares. Segundo ele, a medida irá reduzir em cerca de 40% o fluxo de veículos na Washington Soares, nos trechos localizados entre o Palácio Iracema e a Unifor.
De acordo com coordenador de Trânsito e Transporte do Departamento de Edificações Rodovias e Transportes, ao contrário do que muita gente pensa, a instalação dos semáforos não aumentará o congestionamento na Washington Soares. “Se permanecesse o mesmo número de veículos circulando pela avenida ficaria pior. A filosofia do projeto é tirar carros da via e por isso, a gente tem convicção de que o resultado será positivo”.
A mudança foi elogiada pelo segurança Nilson dos Santos. Ele que trabalha em frente à avenida disse que os semáforos irão contribuir para reduzir o grande número de acidentes no local. Rosânia Mendes, que nas terças e quintas precisa atravessar a Washington Soares para levar o filho Mateus, de um ano e meio, para a fisioterapia, também se disse satisfeita com a instalação dos semáforos. “Será bom porque vou poder atravessar com mais facilidade. Hoje, a gente tem muita dificuldade de passar a avenida, principalmente em frente à Unifor, e como eu tenho que levar o Mateus no braço fica muito difícil subir na passarela”, afirmou.