Teve início ontem em todo o Brasil a Semana do Trânsito. Em Campo Mourão, a programação começou com uma solenidade, que reuniu autoridades e centenas de estudantes na Praça São José. Esse ano, a campanha que será finalizada no dia 25 contará com o tema “O jovem e o trânsito”.
A recomendação na escolha do mesmo veio de diretrizes internacionais promulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Essa faixa etária é considerada o grupo mais vulnerável ao risco de mortes e acidentes nas vias urbanas e rodovias.
No lançamento, os estudantes da rede pública e privada, além da comunidade presente observaram restos de carros e motos destruídos por acidentes. “O nosso objetivo é mostrar os riscos de desrespeitar as leis de trânsito. O acidente é, quase sempre, uma infração que não deu certo. É preciso que a população se conscientize disso, principalmente os jovens”, declarou o chefe da 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Dirceu Jacob de Souza.
No evento, também foi divulgado o lançamento de um concurso de frases promovido pelo Lions Club de Campo Mourão. Segundo o presidente do clube de serviços, Carlos Alberto Lima, a intenção é envolver os estudantes de quinta a oitava séries.
“Também precisamos pensar nos jovens que ainda não tem habilitação. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 54% dos acidentes são registrados entre pessoas com idade entre 17 e 29 anos”, declarou Lima.
O evento reuniu diversas autoridades como: o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel, Ataídes Casaroli; o secretário municipal da Educação, Wilson Santana; o procurador geral do município, José Luiz Gurgel; a secretária da Cultura, Sônia Singer; o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Luis Carlos Cavalheri; o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), João Luiz Conrado.
Também estiveram: o presidente da Opecam, reverendo Richard Dickerson; o pároco da igreja matriz, padre Ademar de Oliveira Lins; o presidente da APIM (Associação dos Pioneiros Mourãoenses) Miguel Antunes de Oliveira; vereadores; a Banda Municipal; Tiro de Guerra e soldados do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Ação – Durante a semana serão realizadas palestras e exposições, blitze educativas e intervenções nos semáforos. De acordo com o comandante do Pelotão de Trânsito (Peltran), tenente Carlos Agenor Bueno da Silva, além das blitze em várias partes da cidade, os soldados estarão distribuindo material educativo e realizando palestras em colégios e no Batalhão da Polícia Militar.
“Nós estaremos a disposição das empresas no quartel. As palestras não tem custo, incluem distribuição do material e serão realizadas das 9 horas até as 10h”. Os interessados podem agendar horário com o capitão Antônio Roberto dos Anjos Padilha, pelo telefone 3523 3013.
Acicam pede a participação das empresas de C. Mourão
Aproveitando a Semana Nacional de Trânsito, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), Nestor Ocimar Bisi, encaminhou um ofício para os associados da entidade. No documento, ele pede total apoio ao evento “visando sempre garantir e proporcionar à comunidade mourãoense paz e tranqüilidade no trânsito”.
De acordo com a assessoria de comunicação da Acicam, Bisi solicita o apoio dos empresários no sentido de promover ações nas empresas, como a disponibilização de orientações sobre direção defensiva e manutenção de veículos.
Também é requisitado a realização de cursos para a reciclagem dos funcionários que se utilizam de motocicletas, além da realização de palestras sobre segurança no trânsito, alinhamento e balanceamento de veículos, entre outros.