A Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês, quer conscientizar crianças sobre os direitos e deveres dos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores. O Detran resolveu usar a criatividade e fantasias de bichos para conscientizar os menores, mas a ação só acontece na capital. Em Campos, nenhum órgão se mobilizou.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Transporte (Emut), José Henrique Mariz, a empresa confeccionou adesivos com orientações do que não fazer no trânsito, como avançar sinal vermelho e estacionar em local proibido, mas o órgão está aguardando a liberação da Justiça Eleitoral para a distribuição. “Estamos aguardando o deferimento ou indeferimento do juiz Pedro Henrique, pois no material contém o nome da Prefeitura de Campos”, explicou ele.

A Guarda Civil Municipal realizará palestras de conscientização no trânsito de segunda à quarta-feira. O trabalho é coordenado pelo Guarda Ribamar há nove anos. “Nós levamos um semáforo real para as salas de aula e encenamos com as crianças a maneira correta de atravessar a rua, além de outras regras importantes”, explicou.

Ele lembrou que o trabalho é realizado durante todo o ano para escolas e empresas. “Basta o envio de um ofício à Guarda solicitando a palestra que nós agendamos”, disse.

PRF — A Polícia Rodoviária Federal não preparou atividades específicas para a Semana Nacional de Trânsito, mas lançou na última quinta-feira a Operação “Use cinto de segurança”. De acordo com o chefe da 10ª Delegacia da PRF, Maurício Sarmet, foi observado o aumento de vítimas de acidentes de trânsito de baixa e média gravidade, principalmente no perímetro urbano. “O uso do cinto salva vidas. Estamos intensificando a fiscalização com o intuito de evitar ferimentos”, disse. A operação não tem data para terminar. Quem for pego sem o uso do cinto será multado e perderá cinco pontos da Carteira Nacional de Habilitação.