O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou na tarde de ontem que incluiu no Orçamento do próximo ano mais R$ 47 milhões para as obras do Corredor Noroeste, previsto para ligar, em sua primeira fase, Campinas, Hortolândia e Sumaré.
O anúncio foi feito durante visita do governador às obras viárias em andamento em 11 quilômetros da Rodovia Anhangüera, entre o Km 92 e o Km 103 da via, no trecho em que ela corta a área urbana de Campinas. Serra percorreu em microônibus o trecho das obras acompanhado pela diretoria da AutoBAn, concessionária do complexo rodoviário Anhangüera-Bandeirantes, e do secretário estadual de Transportes, Mauro Arce.
Recebido por vários prefeitos, deputados e vereadores da região num canteiro de obras da concessionária, no Km 104 da estrada, Serra, em ano pré-eleitoral, informou que as obras do corredor deverão estar concluídas, com um ano de atraso, até o final de 2008.
O cronograma inicial previa entrega da primeira fase em dezembro próximo, ou seja, dentro de dois meses. Com verbas contingenciadas, o Estado fixou em R$ 60,4 milhões no orçamento desse ano o total de recursos para o projeto. Para dar um ritmo mais acelerado aos trabalhos, e cumprir o cronograma inicial, precisaria ter destinado R$ 96 milhões a mais.
Em função do corte, o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), José Ignácio Sequeira de Almeida, anunciou em março passado a priorização dos trechos essenciais do projeto, garantindo os terminais metropolitanos de Campinas, Hortolândia e Sumaré, as estações de transferência e de embarque.
Orçado em R$ 146,7 milhões, o governo estadual destinou R$ 50,8 milhões no Orçamento de 2006 para a obra. Os trabalhos só não pararam porque os deputados apresentaram emenda de bancada que ampliou a previsão inicial feita pelo ex-governador Cláudio Lembo (PFL) de destinar apenas R$ 19,9 milhões.
Os deputados conseguiram mais R$ 40 milhões que, no entanto, foram insuficientes para a conclusão das obras até o final desse ano.
O Corredor Noroeste está previsto para fazer a ligação entre Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa e Americana, fazendo a integração operacional com Monte Mor e Santa Bárbara d Oeste. A previsão é atender 3,5 milhões de usuários por mês.
Concessão D. Pedro I
Já o processo de concessão da Rodovia D. Pedro I (SP-065) deverá estar concluído no segundo semestre do próximo ano. A previsão é do próprio governador, que afirmou também que o edital está sendo preparado, mas ainda sem prazo de publicação.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman (PSDB), apresentou, ontem, aos prefeitos de Jundiaí e Itatiba algumas diretrizes do projeto de concessão da SP-065, que liga Jacareí a Campinas, um dos cinco lotes de rodovias que tiveram suas concessões aprovadas pelo Programa Estadual de Desestatização (PED), do qual Goldman é presidente.