FECHAMENTO: Serviços em passarela no km 61+500 da BR-060, em Abadiânia (GO), interrompem o tráfego, na manhã desta segunda-feira (22), a partir das 10horas, segundo a concessionária responsável pela rodovia. Foto: Divulgação/Triunfo Concebra

De acordo com a concessionária responsável pela rodovia, bloqueios ocorrem na manhã desta segunda-feira (22)

Serviços em passarela em construção no km 61+500 da BR-060, em Abadiânia (GO), interrompem o tráfego, na manhã desta segunda-feira (22), a partir das 10h, segundo a concessionária responsável pela rodovia.

As atividades previstas vão bloquear o tráfego no sentido Brasília (DF) – Goiânia (GO) e, posteriormente, no sentido oposto, podendo ser alterada a ordem desse fechamento das pistas.

De acordo com a empresa, o serviço de içamento e posicionamento da viga de travessia faz parte da continuidade dos serviços previsto para a instalação da Obra de Arte Especial (OAE). Os trabalhos devem durar 1 hora e meia, considerando o início do processo de patolagem do guindaste até o lançamento da viga na posição final.

Todo o trabalho será acompanhado pela equipe de Engenharia e Operações da concessionária e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O local será sinalizado e contará ainda com viaturas e painéis de mensagens.

Segundo a concessionária, a interrupção é necessária à segurança dos usuários da rodovia, bem como dos colaboradores envolvidos na operação.

Obra

A obra de construção dessa OAE na BR-060, está em fase final de implantação com previsão de finalização e liberação aos pedestres nas próximas semanas. A passarela irá beneficiar toda a comunidade que fica às margens da rodovia.

O local de implantação foi determinado após estudos e aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A passarela terá 56,8 metros de comprimento na travessia sobre a rodovia, com 2,3 metros de largura e rampas que somam 186,4 metros de extensão.

A estrutura é construída com fundações em sapatas concretadas no local e pré-moldados de concreto para os pilares. Já as rampas, travessia principal, guarda-corpo e fechamento de travessia serão em estrutura metálica, com laje steel deck.

Além disso, haverá rampas de acesso para pessoas com deficiência (PcD), com piso tátil e corrimões em toda a extensão, baias e abrigos nas paradas de ônibus, sinalização, iluminação, tela de fechamento do canteiro central e defensas metálicas, além de calçadas.

A construção da Obra de Arte Especial (OAE) envolve mais de 30 pessoas direta e indiretamente. A obra faz parte das melhorias previstas no 2º termo aditivo celebrado entre a União, por intermédio da ANTT e Concebra.