Está cada vez mais perto de se concretizar o pedido dos empresários do setor de transportes do Paraná em implantar, no Estado, um pacote de incentivos semelhante ao Pró-Cargas, já em funcionamento em Santa Catarina.

Na terça-feira (25), o presidente do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná), Fernando Klein Nunes, foi recebido pelo governador Roberto Requião, que gostou do projeto e prometeu apoio. Requião determinou análise imediata, pela Secretaria da Fazenda e pela Procuradoria Geral do Estado, da minuta do projeto de lei elaborado pelo Setcepar.



Fernando Klein Nunes e outros diretores do Setcepar – Rui Cichella e Glênio Cogo, também empresários do setor de cargas – almoçaram no Palácio das Araucárias com o governador, com o vice-governador Orlando Pessutti, e com o secretário de Indústria e Comércio, Virgilio Moreira Filho. O vice-governador e o secretário também declararam apoio à justa reivindicação dos empresários transportadores.



O presidente do Setcepar explicou que o Pró-Cargas implantado no Estado vizinho, concedendo benefícios para as transportadoras com sede em Santa Catarina, vem prejudicando a competitividade das empresas paranaenses do setor. “Há, inclusive, associados do Setcepar comentando que pensam em transferir a sede da empresa para Santa Catarina para usufruir do pacote de incentivos”, lembrou Klein Nunes.



Há dois meses, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) havia recebido diretores do Setcepar, que entregaram a ele a minuta do projeto de lei. Romanelli se comprometeu a pedir estudos detalhados, para adaptar o projeto à legislação paranaense, e também declarou apoio ao Setcepar nesta questão. “Não se trata de promover guerra fiscal entre Estados, mas sim de reagir e proteger os empresários do Paraná”, disse Romanelli.