O Setrans-PB – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado da Paraíba – entidade reconhecida em 06 de julho de 1982 – representa as empresas de ônibus que operam linhas intermunicipais de características urbana e rodoviária. Seu quadro de filiados é composto por 18 empresas dentre as 39 existentes no Estado e é responsável por 90% dos passageiros transportados nessa modalidade.
A Paraíba possui uma frota total com 629 ônibus cadastrados (urbanos + rodoviários) dos quais 450 pertencem às associadas e percorrem em torno de 3.100.000 km/mês. Tais números demonstram a importância da entidade na atividade econômica em que atua.
O declínio contínuo na quantidade de passageiros transportados no serviço legalizado de transporte coletivo no Estado é motivo de preocupação, tem obrigado empresas a diminuir o número de linhas/horários disponíveis e, algumas, até mesmo a entrar em processo falimentar. Atualmente, as empresas filiadas ao SETRANS/PB mantêm em operação 124 linhas e, nos últimos 2 anos, já suspenderam 51 linhas de ônibus. Tal fato tem causado demissões de funcionários, constantes reajustes para a composição do equilíbrio econômico-financeiro do serviço com conseqüente repasse para o preço final da passagem e menos opção de deslocamento para os passageiros.
Uma das causas mais evidentes para a evasão de usuários tem sido a proliferação dos transportes clandestinos. A concorrência é desleal, pois estes veículos operam sem qualquer compromisso com a regularidade dos horários, não respeitam as cláusulas sociais legais de benefícios e gratuidades, além de não gerar emprego formal e recolher tributos, como qualquer outra atividade legalizada. Outro ponto negativo e de fundamental importância é a falta de segurança para o usuário, pois os veículos clandestinos geralmente são velhos e em estado de conservação precário, além de condutores despreparados, expondo os passageiros a riscos.
A campanha legal é de ônibus
Para despertar a atenção do usuário de ônibus, além dos formadores de opinião, o SETRANS lançou na mídia a Campanha Legal é de Ônibus, realçando os benefícios e vantagens de se utilizar o transporte coletivo legalizado.
O objetivo desta campanha publicitária é promover a sensibilização e a conscientização junto ao usuário e a sociedade em geral, a respeito da importância e necessidade do transporte coletivo regulamentado para a vida das pessoas, ressaltando seus maiores atributos, que são a segurança, a presença constante no dia-a-dia do passageiro, a geração de empregos formais, respeito à cidadania pelo recolhimento de tributos e a parceria com a comunidade.