Evento será no km 292, a partir das 9h, nesta quarta (4), com a participação das equipes da concessionária Econoroeste, dos Bombeiros e do Samu
A partir das 9h desta quarta-feira (4), cerca de 40 profissionais de diversas áreas e empresas, participarão de um simulado de acidente com produto perigoso e múltiplas vítimas, no km 292 da Rodovia Washington Luís (SP-310), pista sentido interior, em Matão(SP), que será promovido pela concessionária Econoroeste, responsável pela via.
Segundo a empresa, o objetivo do evento é treinar equipes de socorro que atendem, direta ou indiretamente, as rodovias da região de São Carlos (SP). Além disso, o propósito é aprimorar as habilidades das equipes da concessionária e dos parceiros que atuam em situações reais no atendimento aos usuários.
No evento, será simulado uma colisão de veículo de passeio com um caminhão-tanque carregado com etanol. Haverá vazamento na pista e princípio de incêndio. Um ônibus com passageiros também se envolverá na ocorrência.
Segundo a concessionária, a escolha do combustível verde para o treinamento se deve a um dado importante: 80% do produto perigoso que circula pelo trecho em questão é etanol.
Ainda durante a simulação, será feito o acionamento das equipes de socorro pelo Centro de Controle de Operações (CCO) da concessionária. O Corpo de Bombeiros atuará no combate ao incêndio criado utilizando Líquido Gerador de Espuma (LGE).
Na sequência, uma equipe especializada da SMR/Ambipar, empresa de gestão ambiental e resposta a emergências, será responsável pela contenção do vazamento do etanol.
O resgate das vítimas do ônibus, do caminhão e do veículo de passeio será feito pelos profissionais das Unidades de Suporte Avançado e Básico da concessionária, bem como o destombamento do caminhão-tanque, no qual será usado o equipamento inflável chamado CatchBag.
“O simulado permite que os participantes pratiquem ações e protocolos em um ambiente controlado, garantindo maior segurança e eficácia para os casos reais. O exercício também ajuda a encontrar possíveis lacunas nos procedimentos, corrigíveis antes de situações reais. Além disso, possibilita que todos trabalhem de forma coordenada e integrada, estreita a colaboração entre concessionária, órgãos públicos e empresas especializadas e demonstra o compromisso das instituições envolvidas com a segurança viária e ambiental“, afirma Marcelo Ferraz, coordenador de Tráfego da Econoroeste.
Interdição
Para a realização do simulado, a partir das 6h, haverá interdição da alça do retorno norte no km 292 da SP-310.
Os usuários que estiverem trafegando pelo trecho não devem parar na pista nem tampouco utilizar telefones celulares para registrarem o evento. Devem, sobretudo, manter a atenção ao tráfego e obedecer à sinalização no local. Mais informações no site da concessionária.