Teste em Santa Maria (DF) é fruto de parceria entre Dnit, Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF, DER-DF e Universidade de Brasília (UnB)
Uma demonstração do simulador de tráfego na pista experimental de pavimento rodoviário construída no Distrito Federal foi realizado recentemente, em Santa Maria (DF). O experimento, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é fruto de uma parceria entre a Autarquia, a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Governo do Distrito Federal, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e a Universidade de Brasília (UnB).
Segundo o Dnit, o objetivo do projeto é realizar testes com instrumentos de controle para identificar a qualidade do pavimento a partir da tecnologia do Método MeDiNa.
De acordo com o diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, o projeto é muito importante para o aprimoramento da engenharia rodoviária. Segundo Mello, o simulador de tráfego é um equipamento de grande porte que simula a passagem de um caminhão sobre a via e mostra a deterioração do pavimento de forma acelerada: é possível simular um tráfego de aproximadamente 10 anos em apenas 20 dias. “É um importante experimento para melhorar o processo de calibração e dimensionamento do Método MeDiNa”, explicou.
Conforme explicou Mello, o Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos (MeDiNa) é um programa da autarquia que permite dimensionar pavimentos com conceitos mecanísticos, visando melhores projetos de pavimentos.
O projeto de pesquisa é realizado em parceria com a UnB para gerar dados, informação e conhecimento. A ideia é compreender melhor o comportamento dos pavimentos e, a partir disso, melhorar os métodos de dimensionamento de pavimentos.