
Outra vítima fatal é uma passageira; idade não revelada. O motorista reserva do ônibus passa bem. Grupo Isofort manifestou-se*. Gontijo esclareceu multas**
Subiu para três o número de mortos no grave sinistro (acidente) registrado na manhã desta segunda-feira (15), no km 363 da BR-116, em Frei Inocêncio (MG). A vítima fatal seria uma passageira. O segundo motorista passa bem, de acordo com a Viação Gontijo, por meio de sua assessoria de imprensa.
Além da passageira, o motorista de ônibus, e o caminhoneiro, de 58 anos, faleceram no local do sinistro.
O Estradas solicitou da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais mais detalhes da ocorrências. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Corporação enviou a seguintes informações: “Em Frei Inocêncio/MG, na BR-116, km 363, em 15/07/2024, por volta das 07h24, ocorreu uma interdição total da via em virtude de acidente do tipo colisão frontal entre Carreta x Ônibus, com 3 mortes (os 2 motoristas dos veículos e 1 passageiro do ônibus) e outras vítimas com lesões. Vítimas mais graves foram encaminhadas para atendimento médico em Frei Inocêncio e Governador Valadares. Pista liberada. Ocorrência ainda e andamento.”
Da mesma forma, entrou em contato com o Grupo Isofort, responsável pela carreta, mas um funcionário que atendeu à ligação disse que não havia nenhum responsável para falar sobre o acidente.
Em nova tentativa, a reportagem conversou com a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, e fez alguns questionamentos. Às 18h05, a reportagem recebeu a nota oficial, bem como as respostas. Veja abaixo.
Posicionamento da Isofort
“A Isofort lamenta profundamente o acidente ocorrido, hoje, pela manhã. A empresa se solidariza com as famílias e está acompanhando, de perto, os resultados dos laudos periciais para fornecer mais esclarecimentos.”
Questionamentos
1 – O motorista saiu de onde com destino a que local?
Isofort – O motorista saiu de Governador Valadares (MG) com destino a Teixeira de Freitas, na Bahia.
2 – Qual o horário de saída e previsão de chegada?
Isofort – Ele saiu às 5h01 de Governador Valadares (MG), com previsão de chegada às 14h, em Teixeira de Freitas, na Bahia.
3 – Qual o produto que estava transportando e o total de carga?
Isofort – Ele transportava 6600 peças de EPS (Poliestireno Expandido) em um total de 1.128,80 kg.
4 – A documentação do motorista (CNH e exame toxicológico) e da carreta (licenciamento e cronotacógrafo) estão em dia?
Isofort – Sim. Todos os documentos estão em dia.
5 – Qual a idade do motorista?
Isofort – 58 anos.
6 – O motorista era funcionário do Grupo Isofort? Há quanto tempo?
Isofort – O motorista era funcionário da Log Iso, uma empresa terceirizada que presta o serviço de transporte para o grupo Isofort.
Ônibus da Gontijo
A reportagem apurou também que o ônibus envolvido na colisão frontal é da marca Scania, modelo Marcopolo Paradiso R, ano 2007, e está com o cronotacógrafo em dia.
O coletivo saiu do Recife (RE), no sábado (13), às 20h30, e tinha previsão de chegada à capital mineira, Belo Horizonte, às 12h17 desta segunda-feira (15).
Multas por excesso de peso
O Estradas também verificou que o ônibus da Gontijo, Scania, prefixo 14030, tem 42 multas, em aberto, nos sistemas do DNIT (41 por excesso de peso) e PRF (excesso de velocidade). A reportagem solicitou uma posição da Viação Gontijo a respeito das autuações e da presença de outro motorista a bordo. A empresa comprometeu-se a responder sobre o assunto.
Às 18h de quarta-feira (17), a Viação Gontijo, por meio de sua assessoria de imprensa, enviou o seguinte posicionamento referente às autuações. “Por decisão judicial, as multas foram anuladas por terem sido emitidas erroneamente.”
Já no caso da carreta da Isofort não encontramos nenhuma autuação. A empresa forneceu todas as informações solicitadas. Cabe ressaltar que, os primeiros indícios são de possível cochilo do motorista da carreta, já que invadiu a pista contrária. Mas somente a perícia poderá confirmar a verdadeira causa.
Nesse sentido, será muito importante a análise dos dados do cronotacógrafo dos dois veículos. Com as informações de velocidade praticada, tempo de direção, distância percorrida, será possível identificar algum comportamente que justifique a tragédia. Ambos os veículos estão com a verificação obrigatória do cronotacógrafo em dia.
Ambos os motoristas estão com a CNH e exames toxicológicos em dia.
(*) Matéria atualizada às 18h05 com a posição do Grupo Isofort e novamente as 20h30 quando indetificamos que não há multas na carreta da Isofort.
(**) Matéria atualizada às 18h, de quarta-feira (17), com os esclarecimentos da Viação Gontijo sobre as multas





Provavelmente esse motorista do ônibus deve ter iniciado sua viagem em Vitória da conquista e finalizaria em governador Valadares e lamentável erro ouve ou mecanico ou humano pois a carreta evadiu a faixa contraria as vezes o motorista da carreta pode ter tudo um mal súbito porque sono é meio descartado pois o mesmo estava iniciando o serviço mas só laudo pericial pode dizer a causa é lamentável
Obrigado e ficam com Deus
41 multas por excesso de peso
01 multa por excesso de velocidade.
A pergunta é: qual a velocidade do ônibus e o peso no momento do acidente ❓❓.
Se tiver tudo dentro dos conformes no momento do acidente 42 multas não quer dizer nada a questão é no momento do acidente como estava o ônibus ❓❓
Tudo bem que tem sim algumas infrações mas eu acho que o importante é no momento do acidente.
Outra coisa o mais importante se foram as 03 vidas isso sim não tem preço é o mais importante e pouco é falado
Mesmo com o ônibus com várias infrações, não justifica a falha no acidente, nem uma infração do ônibus fez com que a carreta andasse na pista em sentido contrário.
Não há o que comentar sobre infrações, pois não dizem respeito ao fato.
As fotos são claras quanto a posição do ônibus em sua faixa de trânsito e a carreta atravessada. Esse é o fato.
As infrações dizem respeito a uma postura da empresa quanto a segurança. Afinal, excesso de peso é item de segurança. Quanto a posição dos veículos, os indícios são de que o motorista da carreta invadiu a pista contrária. Entretanto, depois de estudar milhares de acidentes (sinistros) nos últimos 25 anos, já encontramos todo tipo de situação. As coisas nem sempre são o que parecem. Vamos aguardar a perícia da PRF e da Polícia Civil.
Boa tarde!
Concordo com o leitor ,onde multa por excessode peso ou velocidade tem a ver com o fato??
Esses ônibusfazem várias viagens por semana e para localidadesdiferentes motoristas diferentes!
Já basta a velha mídia com reportagens nada a ver ,ou fake !
Quando me interessei em ler a matéria,vim atrás de informações sobre o ocorrido e não “sensacionalismo” ,disso já estamos fartos!!
Lembrando também que alguns modelos de ônibus aqui no Brasil Fazio ultrapassa o limite de peso, pois só a carroceria já ultrapassa, e em estados que fazem essa pesagem deveria averiguar o peso do veículo Fazio, pois é colocado o peso como caminhão e a carroceria já ultrapassa, limite de velocidade isso é um lance isolado, questão de outro motorista, não muda nada .
Jardel,concordo contigo!
Reportagem nada a ver !
Onde
Lembrando também que alguns modelos de ônibus aqui no Brasil Fazio ultrapassa o limite de peso, pois só a carroceria já ultrapassa, e em estados que fazem essa pesagem deveria averiguar o peso do veículo Fazio, pois é colocado o peso como caminhão e a carroceria já ultrapassa, limite de velocidade isso é um lance isolado, questão de outro motorista, não muda nada .
Faltou dar identidades dos motoristas, informaçoes que, obviamente, as empresas detêm. E um pormenor que deve ser informado, quando a Gontijo fornecer identificação do seu motorista vitimado: ele assumiu o volante a partir de que ponto?
Hoje em dia muitas empresas e autoridades somente liberam essas informações com autorização das famílias. Quanto ao local que o motorista assumiu o volante e quanto tempo viaajariam juntos, essa informação estamos aguardando as respostas da Gontijo.
Aguardando novas informações.
Uma empresa irresponsável esse Grupo Isofort. Carreta com 42 multas de excesso de peso e velocidade……continua matando nas estradas.
Prezado Rui Souza, agradecemos por nos prestigiar.
Gostaríamos, entretanto, de esclarecer que o veículo com 42 multas é o ônibus Scania, da Viação Gontijo, e não a carreta do Grupo Isofort.
Nem tudo é o que parece ser, como disse outro comentário acima. O amigo aqui leu errado , entendeu errado e já foi acusando a empresa da carreta pelas 42 infrações..