Um ônibus da Viação Itapemirim caiu em uma ribanceira de 80 metros no quilômetro 790 da BR 116, na altura de Além Paraíba, cidade da Zona da Mata Mineira. O acidente aconteceu às 23h30 desta segunda-feira (29). O coletivo saiu da pista, desceu o barranco e parou somente quando entrou em um córrego. O ônibus – prefixo nº 9.509 – que seguia de Iúna, sul capixaba, para São Paulo, tinha 36 pessoas a bordo. De acordo com a Viação Itapemirim seriam 35 passageiros, além do motorista.
A empresa confirmou cinco mortes. Os corpos estão sendo identificados. Entre as vítimas está o motorista do coletivo, Amarildo de Oliveira Viana, 36 anos, e uma menina de 12 anos, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Oito pessoas estão desaparecidas e 22 foram socorridas para hospitais da região.
O local de resgate dos passageiros é de difícil acesso e há possibilidade de pessoas terem sido levadas pelas águas do córrego, que está cheio. A correnteza está forte devido à chuva que atinge Minas Gerais. Por causa do acidente o tráfego está lento no quilômetro 790 da BR 116.
Ainda não é possível dizer se chovia na hora do acidente. A PRF afirma que o tacógrafo do ônibus poderá indicar se o veículo seguia em alta velocidade. O veículo ainda está no local e um guindaste é aguardado pela polícia para que ele seja removido.
Apoio
A assessoria de imprensa da Itapemirim informou que desde que foi notificada do acidente, a empresa deslocou funcionários para o local, que montaram uma estrutura de apoio para atender às vítimas. Além desses trabalhadores, assistentes sociais de Belo Horizonte e Além Paraíba estão no local auxiliando os serviços da PRF.
As vítimas estão sendo levadas para hospitais de Leopoldina e do próprio município onde o acidente aconteceu.
Para atender aos parentes das vítimas, a empresa disponibilizou dois telefones de contato. Os números são: (011) 2146-8451 ou 0800-723-2121. A lista com os nomes dos passageiros deve ser divulgada nas próximas horas.
De acordo com a Itapemirim 17 pessoas embarcaram no ônibus no Espírito Santo. Cinco delas em Iúna, duas em Alegre e dez em Guaçuí. O coletivo saiu de Iúna com destino à cidade de São Paulo e também passou pelos municípios capixabas de Ibitirama e Dores do Rio Preto, mas como nessas cidades não há rodoviárias, não se sabe sobre passageiros que possam ter embarcado.
Feridos
Apenas um ferido foi encaminhado para o Hospital São Salvador, em Além Paraíba, Minas Gerais. Raimundo Valdeci Sampaio, 72 anos, chegou ao hospital com queixa de dor na região do tórax, mas os médicos classificaram a situação do idoso como “bom estado geral” e ele não corre risco de morte. Raimundo deve ficar em observação durante esta terça-feira (28).
Todos os outros feridos foram encaminhados para o Hospital de Leopoldina, município vizinho de Além Paraíba. A enfermeira da unidade de saúde informou que 21 pessoas deram entrada no hospital vítimas do acidente. Dessas, oito estão internadas, a maioria com fraturas. Uma pessoa está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os demais 12 acidentados já foram atendidos e estão em observação no Pronto-Atendimento do Hospital de Leopoldina.
Veja lista dos feridos levados para o Hospital de Leopoldina:
-Adauton Cotrim Heringe, observacão,
-Adauton Machado Heringe, observação;
-Denise Machado Heringe; internada;
-Eli De Sousa Moreira, observação;
-Elisa Machado Heringe, observação;
-Jasnaína Ribeiro De Souza, observação ;
-Jurandyr Cirilo De Souza, internado;
-Leonardo Perez Moreira, acompanhando o pai que está internado ;
-Luina Moraes Albne,observação ;
-Marcos Aurélio Lima, observação;
-Maria Angélica Aparecida, observação;
-Marlene Fontes Da Silva (estado grave no CTI);
-Milton De Souza Moreira, internado;
-Natanael Da Silva Ferreira, liberado;
-Paulo Henrique Cesar, internado,
-Raoni Emebiato Pani, liberado;
-Tarcisio De Oliveira Vieira, internado;
-Tiago Ferreira Da Silva, observação;
-Valdir Rodrigues Da Silva, observação;
-Walace Ribeiro De Souza, internado,
-Wesley Ribeiro De Sousa; internado
Morte confirmada:
-Amarildo de Oliveira Viana, 36 anos, motorista