A pernambucana Amanda Brás, 8 anos, que sobreviveu a um acidente na noite da última terça-feira (15), em Minas Gerais, deve chegar na tarde desta quinta-feira (17) ao Recife.
Os corpos do pai, da mãe e da irmã mais nova de Amanda também devem chegar nesta tarde. Hermes Delfino Pereira, 33 anos, Janaína Brás de Lima Pereira, 30 anos, e a pequena Maísa, 4 anos, morreram depois que o caminhão em que estavam capotou na BR-050, entre os municípios de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro.
A família de Santa Cruz da Baixa Verde, que fica no Sertão pernambucano, a 445 km do Recife, viajava junto porque as crianças estavam de férias. A rodovia onde aconteceu o acidente é uma das mais perigosas do país, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Desde que receberam a notícia, os 12 mil moradores do município estão chocados. Muitos foram dar apoio aos parentes, que não vêem a hora de rever a corajosa Amanda. “Sempre que a mãe dela ia trabalhar, eu ficava com ela”, contou Maria Brás de Lima, avó materna da garota, que agora pretende cuidar da órfã.
De Minas Gerais, Amanda se comunica com a família, em Pernambuco, pela internet e por telefone. Ela recebeu alta do Hospital das Clínicas de Uberlândia na tarde da última quarta-feira (16), onde ficou internada em observação desde o resgate dramático, que durou cerca de três horas.
“Lembro que minha mãe ainda disse pro meu pai ter cuidado com a curva”, contou Amanda. “Depois do acidente, chamei meu pai, minha mãe e minha irmã, mas ninguém falou nada. Aí, eu fiquei com angústia”, disse a sobrevivente, que só sofreu alguns arranhões pelo corpo.
Quando saiu do hospital, a garota ficou hospedada na casa de uma prima, que até então não a conhecia. “Passar por tudo o que ela passou… Não foi nada fácil”, lamentou Rosimar.
Já recuperada, apesar da tragédia que se abateu sobre sua família, Amanda não deixa de fazer planos. Entre eles, está a promessa feita à mãe. “Eu vou continuar estudando para ser juíza ou modelo. E vou cumprir o que eu disse a minha mãe, que é só namorar quando terminar meus estudos e tiver um emprego certo”, disse.