Cabines de caminhão nos EUA
Caminhoneiro precisa de condições mínimas para dormir e seguir com segurança

Cabine de caminhão não pode ser considerado espaço para carga

Depois de tantas paralisações dos caminhoneiros, a sociedade passou a entender a importância desta categoria para o desenvolvimento do país. Ao mesmo tempo, também conheceu as condições precárias em que vivem esses brasileiros.

A maioria das pessoas esquecem que os caminhoneiros passam boa parte da sua vida na boléia do caminhão. Quando param para descansar, sua casa é a minúscula cabine. Embora alguns modelos ofereçam condições mais decentes, ainda estão longe do espaço mínimo obrigatório por lei nos EUA desde 1953.

Fadiga por excesso de jornada e condições precárias de sono

A fadiga é responsável por 20% dos acidentes nas rodovias e 30% das mortes. Quando o condutor cochila no volante ele não reage. Sai da pista, capota, colide na velocidade em que estiver. Logo a gravidade do acidente é maior e muitos acidentes com caminhoneiros ocorrem por cansaço. Dormem ao volante.

Acidentes com caminhões provocam muitas mortes

Em 2019 foram pagas pelo DPVAT , 4.591 indenizações morte em acidentes envolvendo caminhões e 6.347 por invalidez permanente. Num estudo que realizamos com 363 acidentes envolvendo um caminhão e um automóvel, morreram 17 ocupantes de caminhão e 605 nos automóveis. Portanto, melhorar as condições de sono dos caminhoneiros interessa a toda sociedade.

Por isso, estamos finalizando um Projeto de Lei que será apresentado no Congresso cujo foco é estabelecer um tamanho mínimo da cabine dos caminhões.

Nos EUA há quase 70 anos existe regulamentação que prevê espaço mínimo. Aqui a legislação considera o tamanho do conjunto, cavalo mecânico e carreta.Consequentemente, quanto maior a cabine, menor o espaço para a carga.

Queremos desvincular o chamado cavalo mecânico, onde está a cabine, da carreta. Lugar para carga é uma coisa, o local onde o caminhoneiro dirige e dorme tem que oferecer condições mínimas de espaço, conforto e segurança.

Foto da cabine do caminhoneiro Valdecyr Munhoz
Uma cabine dessas já é considerada um luxo para a maioria dos caminhoneiros brasileiros

Naturalmente, que só nos próximos anos é que os caminhões deverão oferecer cabines maiores. Mas com certeza esse projeto vai estimular as montadoras a competirem para ver quem vai tratar o caminhoneiro brasileiro com o mínimo de dignidade para dormir, como os americanos já desfrutam desde 1953.

Rodolfo Rizzotto – Coordenador do SOS Estradas e Editor do Estradas.com.br

3 COMENTÁRIOS

  1. 25/07/2020 foi essa matéria. E aí como ficou ? Parece que não importa, alguma coisa está errada com essa legislação, será que as empresas de caminhões caras-chata estão de alguma forma sendo beneficiadas?

    • Obrigado pelo interesse , André! Infelizmente, com a pandemia, esses projetos ficaram temporariamente inviabilizados. Eles exigem conversas presencias no Congresso. Por outro lado, a atual tropa de parlamentares está mais focada na impunidade do que qualquer outra coisa. Quanto mais quando o Executivo lidera a onda. Na próxima legislatura já temos parlamentares comprometidos com o projeto. Vamos iniciar pelo Senado, logo no início dos trabalhos. Caso tenha sugestões são muito bem vindas.

  2. Tem que acabar com os cavalos cara chata,os cavalos tem que ser bicudos num acidente a vida dos motoristas está em jogo,cara chata não protege a vida do motorista,já o cavalo bicudo há uma
    proteção,por isso tem que proibir cavalos cara chata

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