Embora a STTU reconheça a necessidade de integrar os sistemas urbanos e aproximar os gestores de transportes, uma das opções apresentadas pela secretária adjunta Lúcia Rejane é que a própria secretaria passe a administrar as linhas “intermunicipais”, que hoje são responsabilidade do Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
Essa divisão de tarefas prejudica a organização do sistema, uma vez que embora o DER seja o responsável pelas linhas, é a STTU quem define onde esses ônibus podem parar dentro de Natal. De 2007 para cá, os Eucaliptos e Nova Parnamirim foram proibidos de usar pontos como o do “camelódromo” do Alecrim, os localizados ao lado do shopping Midway e do largo na Ribeira.
Há duas semanas, no entanto, as empresas que operam essas linhas obtiveram do juiz Cícero Martins de Macedo, da 4ª Vara da Fazenda Pública, uma liminar garantindo o direito de os ônibus pararem nesses locais. A medida agradou aos passageiros, porém se tornou mais uma vez motivo de preocupação para a STTU, que deve recorrer. Segundo Lúcia Rejane, nem o novo largo da Ribeira, nem mesmo a Salgado Filho, ao lado do shopping, têm condições de suportar a parada dessas linhas.
“Ao lado do Midway, já voltou a ter problemas depois dos intermunicipais começarem a parar lá novamente”, indica Lúcia Rejane. Ela, porém, acredita que esse impasse venha a ser solucionado em breve. “Tanto a Região Metropolitana quanto Natal já estão concluindo seus planos e, talvez, esses estudos já apontem as opções. Cabe ao futuro prefeito vislumbrar essas opções de solução e pô-las em prática”, defende.
Diretora do DER acredita na integração
A diretora de Transportes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Valéria Arruda Câmara, afirma que o órgão mantém, sim, uma boa sintonia com a STTU. Ela acredita, no entanto, que a conclusão dos planos de Mobilidade do Município e de Transporte da Região Metropolitana é o que irá permitir um trabalho mais integrado entre as duas esferas de governo. “Devemos apresentar o Plano Diretor de Transporte até o fim deste mês e já estamos entrando em contato com a STTU para que o plano deles possa se integrar ao nosso”, enfatiza.
No seu entender, não adianta criar planos desvinculados um do outro. “Precisamos buscar essa integração para dar condições às pessoas de se locomoverem em toda a Região Metropolitana. Acredito que todos os gestores, sejam eles quem forem, terão consciência disso”, observa. Ela considera, no entanto, que mais uma vez será preciso discutir a criação de um órgão único de gestão para todo o sistema. “Não se pode mais pensar só Natal, ou só Parnamirim, tem de ser pensado tudo conjuntamente”, diz.
Valéria lembra, contudo, que não serão todas medidas a serem tomadas em curto prazo, já que o Plano Diretor de Transporte da Região Metropolitana analisou um cenário até 2027. “As ações serão adotadas por etapas, incluindo a integração tarifária, as possíveis mudanças nas rotas e as intervenções que venham a ser necessárias, muitas das quais já estão previstas tanto no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal), quanto no Pró-transporte”, ressalta.
Veículos terão aparelhos GPS para controle
Uma das novas formas de controle da qualidade dos transportes públicos na Região Metropolitana deve entrar em funcionamento até o final de agosto. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) está equipando 20 alternativos e 30 ônibus das linhas que atendem Nova Parnamirim com aparelhos GPS, que irão facilitar a fiscalização dos itinerários cumpridos pelas empresas concessionárias desse serviço. “Teremos uma sala com dois monitores, de onde nossos funcionários poderão verificar se os horários e as rotas estão corretos e até se o limite de velocidade está sendo ultrapassado pelos motoristas”, explicou a diretora de Transportes, Valéria Arruda. Um dos problema para colocar em prática o sistema tem sido a limitação do acesso à Internet no DER. A experiência, se obtiver êxito, deverá ser ampliada para outras linhas.
O problema quanto às paradas de ônibus não atinge somente os usuários das linhas “intermunicipais”. Mesmo quem depende exclusivamente de coletivos urbanos sofre com a irregularidade nos trajetos, uma vez que nem sempre todos os pontos são respeitados. Passageiros das linhas Cidade Nova/Ribeira (41) e Planalto/Ribeira (24) reclamam que vários ônibus que trafegam pela avenida Prudente de Morais acabam “pulando” alguns pontos. A mesma realidade é enfrentada por usuários de outras linhas, sobretudo nos momentos de maior fluxo, quando alguns motoristas aproveitam a “cortina” formada pelos veículos estacionados nas baias, para passar por trás, sem dar condições aos passageiros de sequer pedir parada.