Tacógrafo de ônibus da UFSM foi regularizado 1 dia antes da tragédia na RSC-453
POR POUCO: Tacógrafo de ônibus da UFSM foi regularizado 1 dia antes da tragédia na RSC-453. Foto: Reprodução/TV RBS

Estradas apurou com exclusividade que equipamento obrigatório é preliminar e foi regularizado em 3/4/25, um dia antes do capotamento do veículo

O cronotacógrafo – equipamento destinado a registrar a velocidade e a distância percorrida pelo veículo – foi regularizado um dia antes do ônibus envolver-se em um sinistro (acidente) na RSC-453, que resultou na morte de pelo menos sete pessoas e ferimentos em outras 22.

Conforme apuração exclusiva do Estradas, o VW Comil, Versatile I, ano-modelo 2006, placas de Santa Maria (RS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) revalidou o registro do cronotacógrafo em 3/4/25, porém como Certificado Preliminar de Ensaio. A validade é de apenas um mês, ou seja, até 3/5/25.

Tacógrafo de ônibus da UFSM foi regularizado 1 dia antes da tragédia na RSC-453
UM MÊS: Tacógrafo de ônibus da UFSM foi regularizado 1 dia antes da tragédia na RSC-453, com validade de 1 mês. Foto: Júlio Silva/Ônibus Brasil

Importância do equipamento

Conforme o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Resolução Contran 912, de 28 de março de 2022, é obrigatório o uso de equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo, em:

a) veículos de transporte e condução de escolares;

b) veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares;

c) veículos de transporte de passageiros ou de uso misto, registrados na categoria particular e que realizem transporte remunerado de pessoas;

d) veículos de carga com Capacidade Máxima de Tração (CMT) igual ou superior a 19 t; e

e) veículos de carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 4.536 kg, fabricados a partir de 1º de janeiro de 1999.

3. Por que a verificação do cronotacógrafo é obrigatória?

A obrigatoriedade da verificação metrológica do instrumento cronotacógrafo está prevista na Portaria Inmetro nº 481 de 2021.

A verificação dos cronotacógrafos tem como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro, servindo como importante ferramenta em prol da sociedade.