PROJETO-PILOTO: Usuários do pedágio da Imigrantes, no km 32, e da Carvalho Pinto, no km 92, já podem pagar tarifas por meio de uma cabine de autoatendimento. Foto: Divulgação

Projeto-piloto está sendo desenvolvido em apenas duas praças de pedágio, sendo uma na Imigrantes e outra na Carvalho Pinto. Novidade é válida somente para carros de passeio

Os usuários dos pedágios de São José dos Campos, na Carvalho Pinto (SP-070), e de Piratininga, na Rodovia dos Imigrantes (SP-160), poderão fazer o pagamento da tarifa de pedágio por meio de uma cabine de autoatendimento. A novidade faz parte de um projeto-piloto.

As cabines, em fase de testes, estão adaptadas para receberem  pagamentos de veículos de passeio, por meio de cartão de crédito ou débito por aproximação, de forma autônoma e interativa com o sistema.

Segundo as concessionárias responsáveis pelas pedágios, por enquanto são duas cabines de autoatendimento, exclusivas para carros de passeio, disponíveis para uso no pedágio de São José dos Campos, no km 92 da Carvalho Pinto (SP-070), uma em cada direção.

Já na Imigrantes (SP-160), a novidade está presente também em duas cabines, ambas na praça do Piratininga, no km 32, sentido Litoral. Ao se aproximar, o motorista vai encontrar um totem onde deverá aproximar o cartão de débito ou crédito. Depois da leitura, o usuário será informado sobre a aprovação do pagamento e a cancela será liberada.

Importante

De acordo com as concessionárias, é muito importante que o motorista verifique com antecedência se o cartão de pagamento possui a tecnologia NFC ativada para utilização. Em caso de dúvida, ele deve checar com a instituição bancária ou administradora do cartão.

Pagamento por aproximação

Em uso desde 2020, o pagamento por aproximação já representa 15% das transações das cabines de cobrança manual no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), e 14% na Ayrton Senna e Carvalho Pinto.

Atualmente, todas as cabines de cobrança manual do SAI e da Ayrton Senna e Carvalho Pinto possuem a opção de pagamento por aproximação.

Informações pelos telefones 0800 019 78 78 e 0800 777 00 70.