O ministro da Justiça, Tarso Genro, participou nesta segunda-feira (4) de Ato de Apoio à Lei n° 11.705, que proíbe o álcool ao volante. Será às 18h, no auditório Verde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).

Pela primeira vez em quatro anos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou o menor número de mortes nas estradas em julho, mês de férias escolares – uma queda de 14,5% em relação ao mesmo período em 2007. Em 31 dias foram 10.500 acidentes, com 530 vítimas fatais e 6.005 feridos.

A PRF não tem dúvidas de que a “Lei seca”, que tornou mais rigorosas as punições para quem bebe e dirige, teve forte influência nos resultados. Nem o tempo bom na maior parte das regiões, o aquecimento da indústria automotiva e o turismo interno em alta fizeram subir os números.

Na sexta-feira passada o ministro Tarso participou de uma manifestação semelhante em Porto Alegre, organizada pela Fundação Thiago Gonzaga. A entidade apresentou um documento com assinaturas do país inteiro em favor da lei e contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel).