O estudo, promovido em parceria com a Fafibe, tem o objetivo de identificar as condições de trabalho dos agentes e arrecadadores visando à prevenção de doenças e o conforto dos funcionários

A Concessionária de Rodovias TEBE S/A, em parceria com a Fafibe, está realizando uma avaliação ergonômica das condições de trabalho dos agentes e arrecadadores da praça de pedágio de Colina.

O estudo, denominado AET (Avaliação Ergonômica de Trabalho), tem como objetivo identificar as condições de trabalho e a disposição dos equipamentos utilizados pelos funcionários do setor.

De acordo com Oswaldo Luiz Stamato Taube, professor do curso de fisioterapia, por meio desta avaliação será possível apontar eventuais situações que podem contribuir para o surgimento de doenças relacionadas à musculatura e a postura.

“A intenção desse trabalho é realizar um diagnóstico das condições e do ambiente de trabalho na praça de pedágio de Colina, que possibilitaram o planejamento de propostas visando a melhoria das condições de trabalho e a prevenção de futuras doenças”, afirma Taube.

Para o professor de fisioterapia, a adoção de algumas medidas simples como a correção da disposição de alguns equipamentos pode contribuir para a melhora de fatores como produção e satisfação dos funcionários.

“As condições de trabalho refletem diretamente no desempenho e na motivação dos funcionários. Dessa forma, ao corrigir eventuais falhas na cadeia do posto de trabalho temos condições de motivar as pessoas que atuam no setor”, diz Taube.

O técnico em segurança no trabalho da TEBE, Edio Antonio Pereira, afirma que o resultado final da avaliação será apresentado para os setores administrativo e de operações na próxima semana.

“Os resultados serão apresentados na próxima semana, mas já estamos adotando algumas medidas identificadas na avaliação como a implantação de cadeiras com dimensões específicas e a manutenção das janelas das cabines de pedágio”, diz Pereira.

Programa de prevenção
A capacitação, o treinamento das equipes e o aperfeiçoamento das condições de trabalho é uma das diretrizes da TEBE, que incentiva a participação e investe freqüentemente em programas como o de prevenção de lesões musculares e ginástica laboral, que foram implantados nos setores administrativo e de obras.

De acordo com Pereira, a avaliação ergonômica também será aplicada nas praças de pedágio de Monte Alto e Pirangi.

“Após a conclusão do trabalho na praça de pedágio de Colina, estaremos programando a realização dessa avaliação com as equipes de Monte Alto e Pirangi”, diz o técnico em segurança da TEBE.

Para obter outras informações sobre o programa de concessão na área administrada pela TEBE, acessar a galeria de fotos, conhecer os projetos sócio-educativos e sócio- ambientais, a localização e os valores cobrados nas praças de pedágio, obras realizadas e em andamento, serviços disponíveis aos usuários e projetos mantidos pela concessionária acesse o site www.tebe.com.br .