NOVO SISTEMA: Representantes da ANTT participaram, entre os dias 6 e 10, de visitas técnicas organizadas pelo International Finance Corporation (IFC), em países que são referência na tecnologia do Free Flow (fluxo livre), como Estados Unidos e Chile. Foto: Divulgação

Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tiveram a oportunidade de conhecer exemplos bem-sucedidos em rodovias de outros países para aplicar o conhecimento no Brasil

Pensando na melhoria dos serviços prestados aos usuários, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, entre os dias 6 e 10, de visitas técnicas organizadas pelo International Finance Corporation (IFC), em países que são referência na tecnologia do Free Flow (fluxo livre), como Estados Unidos e Chile.

Foram visitados pedágios em rodovias onde o sistema Free Flow prevalece. Durante toda a semana, foram tratadas as estratégias de implantação da nova tecnologia, o histórico de transição no uso do novo sistema e os aspectos legais, financeiros e institucionais do processo.

“O Chile tem 20 anos de experiência na operação de rodovias no sistema Free Flow. Trocar experiências com as autoridades públicas e privadas do país, entender as lições aprendidas e conhecer as melhores práticas vai ser extremamente importante para a ANTT implementar esse modelo nas rodovias brasileiras,” explicou o diretor da ANTT Davi Barreto.

O Free Flow consiste na cobrança de pedágio por meio da livre passagem veicular. A vantagem deste sistema, que ainda está em implantação no Brasil, é o fato que a cobrança incide na quilometragem rodada. Atualmente, as cobranças são feitas em praças de pedágio, por meio de preço tabelado. O projeto-piloto vai ser implantado na concessão da RioSP, em São Paulo, recém-iniciada.

No último dia, as visitas aconteceram na Concessão Thruway, nos Estados Unidos. A concessão liga todo o estado de New York com o sistema Free Flow. A rodovia foi construída com implantação de pedágio na década de 1950, mas o novo sistema veio em 2020, com melhorias operacionais e ambientais.

As agendas do encontro incluíram reuniões entre a ANTT, o IFC, o Ministério da Infraestrutura (MInfra), além do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e representantes dos setores público e privado.