TECNOLOGIA: Governo de Rondônia tem investido em novas tecnologias, que envolvem drones, medição tecnológica e câmera digital, para a realização de perícias técnicas de sinistros nas rodovias. Foto: Daiane Mendonça/Governo de Rondônia

De acordo com a Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec), o trabalho em locais de acidentes (sinistros) é um dos eixos de atuação da Politec e que tem evoluído com a aplicação de tecnologias

Com drone, medição tecnológica e câmera digital, a equipe da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec), em Ji-Paraná, fez o levantamento de provas para informações precisas de um sinistro ocorrido, na manhã de sexta-feira (3), entre um ônibus de turismo e uma carreta no km 284,5 da BR-364, entre Presidente Médici e Cacoal, ocasião em que se formou um congestionamento com mais de 10 quilômetros.

De acordo com o perito criminal, Richers Hatzinkis, o trabalho em locais de acidentes é um dos eixos de atuação da Politec e que tem evoluído com a aplicação de tecnologias. “O trabalho consiste em fazer o levantamento no local para apurar as causas do acidente e para isso fazemos uso das mais diversas tecnologias. Além da máquina fotográfica, do equipamento de medição, temos o drone para captar as imagens aéreas, e assim temos uma visão ampla, diferente da visão de solo”.

As tecnologias aplicadas em locais de crimes e acidentes ajudam a Politec a prestar um serviço mais preciso e eficiente à população. “Essas tecnologias ajudam a elucidar os casos e trazem provas mais robustas para o contexto da prova judicial”, garante o perito.

Para o agente de criminalística, Reginaldo Gera, antes a medição nos locais de perícia, por exemplo, era com uma trena que precisava ser desdobrada, agora com rodinhas, basta arrastar o equipamento, que digitalmente é medida a área. “Os trabalhos melhoraram muito.

Gera ressalta que antigamente a trena era métrica, portanto havia muita dificuldade, enrolava, voltava cheia de areia. Agora, a medição é digital. “Tudo que tem chegado de equipamento para a gente é muito importante, pois ajuda a fazer um trabalho melhor e é possível tirar conclusões mais acertadas sobre o caso”, explicou.

NOVOS ALIADOS: Acidentes nas estradas é um dos eixos de atuação da Politec que tem evoluído com aplicação de novas tecnologias. Foto: Daiane Mendonça/Governo de Rondônia

Investimentos

Os avanços na perícia criminal é resultado dos investimentos do Poder Executivo na entrega de equipamentos para a Politec. “Recentemente a Politec ganhou destaque nacionalmente com reconhecimento em diversas áreas desde  DNA às perícias de locais de crime. E isso é fruto do investimento do Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) em equipamentos e capacitação dos profissionais”, considerada o perito.

Com informações do Governo de Rondônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui