O Porto de Santos registra neste sábado o dia de maior movimentação desta temporada. A atracação de seis transatlânticos no complexo vai atrair 24 mil passageiros para o Terminal Giusfredo Santini, com embarques, desembarques e trânsito de turistas.
Desde 5 horas, atracam entre os terminais 13 e 31 os navios MSC Opera, Costa Magica, Costa Mediterranea, Splendour of the Seas, CVC Soberano e CVC Zenith. Já no domingo são esperados outros três transatlânticos: Musica, Celebration e Mistral.
Para atender os passageiros, foi montado um esquema especial pelo Concais, administradora do terminal, a Codesp, a Guarda Portuária (GPort), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Prefeitura de Santos
Os ônibus e veículos com turistas que seguem para o terminal de passageiros encontram restrições de entrada pela região da Alemoa. Todos devem se dirigir pela avenida Martins Fontes, sendo que no final da Rodovia Anchieta existem agentes da CET e Polícia Militar para que todos sigam pela pista local da direita e parem no posto da Secretaria de Turismo (Setur), na entrada da Cidade.
A partir desse ponto os motoristas são orientados a adotar uma das quatro rotas preestabelecidas pela prefeitura até o terminal. O trajeto segue pelos canais 1 ou 2 e avenida da praia.
Pela manhã, os passageiros são orientados a seguirem, preferencialmente, aos shoppings. O deslocamento para o terminal deverá ocorrer apenas quando for iniciado o embarque.
Além disso, existe restrição de acesso também no entorno do terminal. O controle de trânsito é feito no final da Avenida Mário Covas com o canal 4, na Rua Senador Dantas e na Avenida Eduardo Guinle. O tráfego será liberado apenas quando começar o embarque.
A Alfândega e a Polícia Federal (PF) suspenderam a entrada de visitantes e convidados nos navios neste sábado com a intenção de contribuir para o fluxo dos passageiros. Os órgãos contam com reforço no efetivo para garantir a segurança dos turistas.
A temporada de cruzeiros marítimos segue até o dia 21 de abril, com 234 escalas e previsão de 691 mil passageiros.