Nota é para segurança de adultos e considerou a falta de controle de estabilidade; Toyota Etios passou pelo crash test e recebeu 4 estrelas
Fiat Argo e Cronos receberam 3 estrelas, em um total de 5 possíveis, em teste de colisão realizado pelo Latin NCap, entidade independente que avalia a segurança dos veículos. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (16).
A nota é válida para a segurança de adultos nos veículos. Para crianças, Argo e Cronos foram avaliados com 4 estrelas.
Além dos carros da Fiat, o Toyota Etios também passou por bateria de testes nesta fase do Latin NCap. As opções hatch e sedã do carro ficaram com 4 estrelas de proteção para adultos e de crianças. Em uma avaliação anterior, com critérios menos rígidos, foram 4 e 2, respectivamente.
Argo e Cronos
Os modelos da Fiat foram avaliados pela primeira vez desde o seu lançamento: o Argo chegou em 2017 e Cronos, no começo de 2018. Eles são produzidos, respectivamente, no Brasil e na Argentina.
3 ESTRELAS: Modelos da Fiat ganharam 3 estrelas para a segurança de adultos; para crianças, foram avaliados com 4 estrelas.
O Latin NCap apontou a falta de controle eletrônico de estabilidade e a ausência do Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR) padrão para o passageiro como motivos para as 3 estrelas para adultos.
Desde 2016, a organização passou a considerar esses itens de segurança, entre outros, como indispensáveis para um carro conquistar 5 estrelas – mesmo que o recurso não seja oferecido de série (em todas as versões do modelo).
Equipados com 2 airbags, Argo e Cronos também apresentaram proteção considerada “fraca” no peito do adulto, no teste do impacto lateral.
De acordo com a entidade, a estrutura foi considerada “instável”. O Latin NCap apontou que os modelos têm bom desenvolvimento na sua concepção, fato que deveria permitir melhorias.
A proteção oferecida para crianças foi considerada boa e quase atingiu a classificação máxima no teste dinâmico. Segundo a entidade, isso demonstra os benefícios de um bom desempenho dos sistemas de retenção infantil junto com as ancoragens do tipo Isofix.
No entanto, mesmo com Argo e Cronos permitindo a desconexão do airbag se houver uma cadeirinha voltada para trás no assento do passageiro, a sinalização dele e das ancoragens Isofix não atendem aos requisitos do Latin NCap.
Apesar de não ter conseguido nota máxima, a marca afirma que os resultados “confirmam a ótima biomecânica e a alta resistência estrutural dessas carrocerias, que foram totalmente projetadas e desenvolvidas na América Latina”.
Etios hatch e sedã
Fabricado no Brasil, o Etios possui dois airbags frontais e controle de estabilidade. Por ter o equipamento, além do Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR), em ambos os assentos dianteiros, o modelo da Toyota conseguiu alcançar as 4 estrelas para a proteção do adulto.
A estrutura do veículo e a área dos pés foram consideradas instáveis pelo Latin Ncap. No entanto, a proteção em ambos os ocupantes adultos na batida frontal e lateral foi de “marginal” (entre adequada e fraca) a boa.
A Toyota recomenda instalar ambos os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) olhando para trás, acompanhando as melhores práticas globais e confirmando a obtenção de uma pontuação completa no teste dinâmico do ocupante criança, informa a entidade.
O Etios não alcançou a pontuação máxima de estrelas em segurança infantil, devido à falta da sinalização adequada exigida pelo Latin NCap.