Neste ano, mais de mil pássaros foram resgatados pelos fiscais ambientais. Animais são levados do Norte para o Sudeste Técnicos ambientais do Tocantins apreenderam pássaros e répteis que estavam sendo transportados ilegalmente para a região Sudeste. Quarenta curiós e 160 papagaios estavam amontoados em caixas de madeira e escondidos dentro de malas. Também foram descobertos 40 quilos de pescado, um filhote de jabuti e um filhote de jacaré dentro de uma garrafa de plástico.
A bagagem criminosa era levada em um ônibus de turismo que desviou a rota para não passar no posto da Polícia Rodoviária Federal de Alvorada, a cerca de 360 quilômetros de Palmas. O gerente do Instituto Ambiental de Tocantins, Domingo Gama, diz que os animais estavam com os passageiros, e não no com partimento de carga.
Alguns animais morreram por causa da falta de água e comida. Outros estão fracos e correm o risco de não sobreviver. A maioria dos papagaios era filhote ainda sem penas.
Tráfico de animais
O Tocantins é considerado rota no tráfico de animais silvestres. Eles saem da região Norte com destino aos estados do Sudeste.
Neste ano, mais de mil pássaros foram resgatados pelos fiscais ambientais. Nos últimos 15 dias, foram quatro apreensões.
A pena para quem transporta ou mantém animais silvestres em cativeiro, sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é de um ano de prisão.