Menos de um mês após fazer acordo de US$ 1,2 bilhão com a justiça americana por falhas que motivaram um recall de 9 milhões de veículos,por aceleração involuntária,  a Toyota,  anunciou nesta quarta-feira (9) em Tóquio que deverá convocar para recall ao menos 6,39 milhões de veículos por falhas na coluna de direção, banco do motorista, airbag e motor de arranque, de acordo com comunicado da empresa.

A fábrica japonesa vai analisar pelo menos 27 modelos diferentes, numa das maiores revisões da história da companhia. O número total de veículos a serem revisados, porém, não é definitivo e pode aumentar para 6,5 milhões, segundo estimativa da própria fabricante. Nesta quarta, a companhia fornecerá mais detalhes sobre o recall. Não há informações sobre acidentes provocados pelas falhas já antecipadas pela empresa.

Dentre os modelos afetados estão Yaris, Corolla, RAV4 SUV, Pontiac Vib, Subaru Trezia e modelos da montadora construídos para General Motors e Fuji Heavy Industries.
A montadora não informou quanto a revisão irá custar para a empresa. Com a notícia as ações da empresa na bolsa de Tóquio caíram 3,7%.