A Toyota anunciou um recall de 533 mil veículos nos Estados Unidos, que teriam falhas em componentes que os tornam difíceis de controlar. Até o momento, a empresa já anunciou ter recebido informações de 11 acidentes relacionados ao problema, com seis pessoas feridas.

Os modelos defeituosos são o utilitário Sequoia e a picape Tundra. Os veículos afetados foram fabricados entre 2004 e 2007 (Sequoias) e entre 2004 e 2006 (Tundras). Ambos são montados na unidade da Toyota no estado norte-americano de Indiana, afirmou a companhia.

A empresa não divulgou qual será o custo do recall, mas um porta-voz afirmou que ela tem os recursos necessários em reserva para uso em situações como essa. Segundo ele, esse recall não terá impacto em seus resultados financeiros.

Caminhando a passos largos para tentar tirar a General Motors do topo do ranking mundial de montadoras, a Toyota vem realizando ações para aumentar a qualidade e confiabilidade de seus produtos.

Ainda assim, mesmo tendo anunciado um recall de mais de um milhão de veículos no Japão e 760 mil nos EUA, a empresa foi pouco afetada por esses problemas. Tanto que, no ano passado, a Toyota contabilizou um aumento de 9% em suas vendas mundiais, impulsionada pelo ganho de 13% no número de veículos vendidos apenas nos EUA.

Segundo a Toyota, os proprietários desses veículos devem ser notificados em meados de fevereiro e convocados para os reparos necessários em componentes da suspensão.

Representantes da Toyota Brasil não foram encontrados para informar se o recall anunciado nos EUA afetará algum cliente no país.