Toyota convoca proprietários de diversos modelos da montadora por conta de problemas nos air bags. Foto: Divulgação

Convocação foi motivada pelo já conhecido problema no deflagrador das bolsas frontais de motorista e passageiro, que pode causar até mortes

A Toyota anunciou nesta quinta-feira (24) um recall dos grandes 379.689 unidades dos modelos Corolla sedã, Corolla Fielder (perua), Etios hatch, Etios sedã, Hilux e SW4.

Motivo? Possível falha na deflagração dos airbags frontais de motorista e passageiro da fabricante japonesa Takata.

Segundo a companhia, foi detectada a possibilidade de “degradação da substância prepolente do deflagrador após longos períodos de exposição dos veículos a altas temperaturas ou grandes variações de temperatura ou mesmo alta umidade relativa do ar”.

Tal problema pode tornar o dispositivo “mais suscetível de deflagrar-se inadequadamente no caso de colisão do veículo, provocando a ruptura da carcaça do deflagrador com dispersão de fragmentos metálicos juntamente com a bolsa do airbag.

Há, assim, riscos de “lesões físicas graves ou até mesmo fatais a motorista e demais ocupantes do veículo“.

O chamado envolve veículos produzidos num período de 15 anos, entre 2002 e 2017. Confira abaixo a tabela completa dos modelos, com intervalos de fabricação e sequências alfanuméricas de chassis.

Confira os chassis que a Toyota convoca

Ainda de acordo com a Toyota, entre peças de motorista e passageiro serão necessários 527.595 reparos. O atendimento nas concessionárias será iniciado na próxima segunda-feira (28). Tempo de reparo está estimado entre uma hora e meia e cinco horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui